Governador Mauro Carlesse
Foto: Aldemar Ribeiro/Gov. TO

Em pronunciamento, o governador Mauro Carlesse (DEM) alertou sobre o avanço do coronavírus, que já chegou a 138 dos 139 municípios do Estado. A doença já provocou a morte de 364 pessoas em 79 cidades do Tocantins. Carlesse reforçou a importância do distanciamento e as demais medidas preventivas à covid-19.

Ao se dirigir às “amigas e amigos” do Tocantins, Carlesse chamou a atenção para o aumento de casos de coronavírus, que “está crescendo cada vez mais”, no Estado. Pontuou ainda que o Governo tem investido em hospitais, leitos e pessoal, mas reforçou a importância das medidas preventivas. 

Mas eu tenho que alerta aos senhores. Nós temos que manter o afastamento. Nós temos que manter as pessoas usando máscaras, usando álcool -gel. Porque só assim vamos conseguir manter o equilíbrio dos contaminados.  Pontuou o Governador, acrescentando.

O que está acontecendo hoje no Estado e — e é a minha preocupação— é que nós temos um limite de leitos de UTI para poder atender essas pessoas, que uma hora pode precisar.  Frisou Carlesse, pedindo encarecidamente aos jovens que tome todas as medidas para assim evitar o contágio dos idosos de casa.

O governador disse ainda que o governo tem feito muito para conter o avanço do coronavírus e faz um apelo à população, pedindo que cada um faça a sua parte para evitar o colapso no sistema de saúde.

Depende de nós, depende de vocês, dependo do distanciamento. Como eu já disse, depende de usar máscaras, depende de respeitar esse momento difícil. (...) Espero que vocês compreendam, que façam a sua parte de vocês.  Que o governo do Estado está fazendo a dele. Encerrou Carlesse.

O número de hospitalizados no Tocantins atualmente  é 258,  sendo112 em UTI e há uma tendência alta nas mortes, que em semanas subiu 15%, segundo O Globo.  Já o número de infectados chega a 23.5017, sendo que 14.424 já se recuperaram.