As obras da unidade de ensino foram paralisadas com 60% executadas
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Os moradores do setor Nova Araguaína, em Araguaína, tiveram motivo de sobra para comemorar nesta quarta-feira, 19, data em que o governador Mauro Carlesse assinou a Ordem de Serviço para retorno das obras da Escola Estadual de Tempo Integral (ETI) que terá capacidade para atender mais de 1.500 estudantes no setor e que estava com as obras paralisadas.

O retorno da obra, que é fruto do trabalho articulado da gestão Mauro Carlesse, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que tornou possível destravar o processo de regularização da construção e a realização de um novo processo licitatório e, por consequência, a contratação da empresa que retomará com o trabalho de construção da ETI.

O retorno da obra, que é fruto do trabalho articulado da gestão Mauro Carlesse, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que tornou possível destravar o processo de regularização da construção e a realização de um novo processo licitatório e, por consequência, a contratação da empresa que retomará com o trabalho de construção da ETI.

Para Pedro Silva de Carvalho, morador do Setor Nova Araguaína desde 2003, a construção da escola transforma a vida da comunidade. “Quando chega a escola, também chega outros benefícios, como o asfalto, mais segurança. Essa obra já começou, já parou e agora eu acredito que ela vai ser concluída. A escola é muito importante para todos nós”, pontuou.

Para a dona de casa e aposentada Guilhermina Ferreira, que mora a poucos metros da construção da escola, até a movimentação da obra é motivo de alegria. “A gente fica muito feliz em ver a movimentação, esses dias veio o trator fazer a limpeza e nós ficamos muito feliz, pois sabemos que essa movimentação é o povo trabalhando para trazer esse benefício tão importante para nós”, contou. 

Já Raimundo Justino comparou a assinatura da ordem de serviço a uma semente lançada em terra fértil, que germina e dá bons frutos. “Vai ser uma alegria para nós esse colégio sair, ele é um sonho nosso. Isso estava esquecido [a obra] e agora que a semente está plantada novamente, eu acredito que agora vai sair. O pessoal está chegando aí para trabalhar e esse colégio vai valorizar o nosso lugar”, comemorou.

A obra da ETI do Nova Araguaína  havia sido paralisada com 60% dos trabalhos de construção executados. O projeto prevê a construção de 21 salas de aula e de uma estrutura com espaços diversificados em uma área de 7.500 m², para atender a 1.500 estudantes, com atividades educacionais, abrangendo laboratórios e espaços para prática esportiva. A obra contará com um investimento total de R$ 16.129.576,44.