
Como parte da programação do Outubro Rosa, amanhã, quinta-feira, 23, às 16 horas, será realizada uma carreata de conscientização, saindo da Via Lago em direção à UBS Lago Azul. A mobilização, que terá a participação da Carreta do Hospital de Amor, tem o objetivo de reforçar a importância do diagnóstico precoce e convidar toda a comunidade a participar das ações da campanha.
A carreata prepara o público para o Dia D da campanha, que será realizado na sexta-feira, 24, com uma programação especial voltada à prevenção e ao cuidado com a saúde da mulher.
Dia D do Outubro Rosa
A programação será nesta sexta-feira, 24 de outubro, a partir das 17 horas, na Escola Joaquim Carlos Sabino dos Santos ao lado da UBS Lago Azul. O evento vai reunir diversos serviços de saúde e atividades interativas em um momento dedicado à prevenção, autocuidado e conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero.
Durante a ação, o público terá acesso a exames de mamografia, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação e atendimento odontológico no Odontomóvel. Além disso, haverá atividades educativas e um animado aulão de zumba, promovendo saúde de forma leve e acolhedora.
Compromisso com a vida
A campanha Outubro Rosa segue mobilizando a população de Araguaína com ações de prevenção e promoção da saúde da mulher. Além das atividades educativas e dos atendimentos realizados nas unidades básicas de saúde, o município tem alcançado resultados expressivos nos exames preventivos de Mamografia e PCCU (Papanicolau) realizados nos últimos anos no Instituto de Prevenção – Clínica da Mulher, mantida pela Prefeitura e gerida pelo Hospital de Amor.
Entre 2022 e 2024, foram realizados 8.364 exames de Mamografia em pacientes araguainenses, com crescimento significativo em 2023, que registrou 3.621 exames, mais que o dobro do ano anterior. Já em 2024, o número chegou a 3.306 Mamografias.
Os resultados também são positivos para o PCCU, principal exame para detecção precoce do câncer do colo do útero. Entre 2022 e 2024, o total chegou a 5.068 exames, com destaque para 2024, que contabilizou 2.606 procedimentos realizados em pacientes araguainenses.
De janeiro a agosto de 2025, os números continuam em alta: 1.966 mamografias e 4.313 exames de PCCU já foram realizados, reflexo do trabalho contínuo das equipes de atenção básica e das ações voltadas à saúde da mulher.
“O Outubro Rosa é um momento de mobilização e de cuidado. Cada exame realizado, cada orientação recebida, representa uma vida que pode ser salva. Queremos que as mulheres aproveitem essa oportunidade para cuidar de si e fortalecer a prevenção”, reforçou a secretária da Saúde, Dênia Rodrigues.
As ações do Outubro Rosa seguem até o final do mês, mas durante todo o ano as araguainenses podem ter acesso a exames e informações de qualidade, garantindo a prevenção, diagnóstico e tratamento, caso necessário.