A cerimônia ocorreu no Centro de Convenções Comandante Vicentão, em Porto Nacional
Foto: Rodrigo Alves

Uma noite dedicada à celebração do amor e a união de casais. Assim foi realizada a 4ª edição do Casamento Comunitário, no último sábado, 31 de agosto. Com três horas de duração, a cerimônia teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo. O evento foi promovido pelo Conselho de Ministros e Pastores (Compas), em parceria com o escritório Honorato Advocacia e o Cartório de Registro Civil de Porto Nacional.

No total, 34 casais ganharam gratuitamente toda a documentação civil e religiosa, decoração do ambiente e o cerimonial de casamento. Com o Centro de Convenções Comandante Vicentão lotado, a festa reuniu casais de várias idades. Sonhos realizados de oficializar a união com direito a marcha nupcial, tapete vermelho, foto oficial e recepção.

O prefeito Joaquim Maia acompanhado da primeira-dama Aline Maia, e do secretário municipal da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia, prestigiou a cerimônia presidida pelos pastores Cícero Ezequiel e Antônio Alexandre.

Líderes religiosos, o presidente do Compas, pastor Paulo Muniz, além do vice-presidente, Pedro Menezes se pronunciaram sobre a importância do casamento e do amor na vida familiar.

O prefeito Joaquim Maia destacou a importância dos 34 casais portuenses garantirem os direitos de suas famílias por meio da união civil.

“Pra nós, essa parceria entre o Compas, a Prefeitura Municipal, o escritório de Advocacia Antônio Honorato, e também o cartório de Registro Civil, é de suma importância para que tenhamos a legalidade dessas uniões nessa noite”, destacou o Prefeito de Porto Nacional.

“Essas famílias precisavam dessa união e de se oficializarem, judicialmente e eclesiasticamente. As parcerias foram preciosas, que sem as quais não teríamos realizado esse grande momento”, comemorou o pastor Paulo Muniz.

O escritório de Advocacia Antônio Honorato contribuiu também, voluntariamente, para a união dos noivos na justiça.

“Em princípio seria uma cerimônia com mais de cem casais, mas na verdade, duzentos se propuseram a participar desse momento. Porém, estamos com mais 63 casais prontos a casarem agora no decorrer do final deste ano”, ressaltou o advogado Antônio Honorato.

Ele lembrou que qualquer casal em condição de hipossuficiência econômica tem direito ao casamento civil gratuito. O advogado informou, ainda, que um evento semelhante a este deve ocorrer em dezembro.