A Prefeitura de Araguaína iniciará na próxima segunda-feira, 12 de janeiro, o 3º Curso de Formação para novos integrantes da Guarda Municipal de Araguaína (GMA). Com duração média de três meses, a formação contará com a participação de 15 alunos guardas convocados do cadastro reserva do último concurso público, sendo 3 mulheres e 12 homens, com o objetivo de capacitar de forma técnica e operacional os novos integrantes da corporação.
O curso terá duração de 724 horas, estando alinhado à Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas Municipais e à Matriz Nacional de Formação em Segurança Pública, ambas elaboradas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A formação será realizada pela Agência de Segurança Transporte e Trânsito (ASTT), por meio da contratação da empresa JCS Brasil.
A capacitação também contará com a participação de outras instituições em disciplinas específicas de instrução, como Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Guarda Metropolitana de Palmas, Guarda Municipal de Imperatriz, Guarda Metropolitana de Ribeirão Preto (SP), Guarda Metropolitana de Campinas (SP), Guarda Municipal de Jandira (SP), Guarda Municipal de Leme (SP), Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, além da participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Agentes de Trânsito de Araguaína, entre outras forças que contribuem com a segurança pública da cidade.
Disciplinas e módulos de formação
As disciplinas são divididas em 11 módulos e abrangem desde técnicas de segurança patrimonial até curso de tiro, armamento, treinamento físico, abordagem operacional, identificação veicular, condução de veículos de emergência, policiamento comunitário e segurança de autoridades.
“É uma formação planejada especificamente para o trabalho que os guardas municipais realizam em Araguaína, com disciplinas teóricas e práticas, abrangendo qualificações essenciais para o exercício da função, com foco na atuação preventiva, no respeito aos direitos humanos e no atendimento à população”, explica o presidente da ASTT, Terciliano Gomes.
Etapa eliminatória do concurso
O curso de formação funciona como uma etapa eliminatória para os aprovados no concurso da Guarda Municipal de Araguaína (GMA) e o conteúdo é cobrado por meio de avaliações de cada disciplina ministrada. Após a aprovação no curso, os candidatos estarão aptos para atuar na segurança pública dentro do município de Araguaína, seja no combate à criminalidade, repreensão à violência contra a mulher, atuação na segurança patrimonial, fiscalização ambiental, patrulhamento escolar e fiscalização de trânsito.
Trabalho de segurança pública
Somente no ano passado, a Guarda Municipal registrou mais de 7.300 ações em Araguaína, que vão desde ocorrências de roubo e danos ao patrimônio público até casos de violência doméstica, atualmente um dos principais tipos de ocorrência atendidas pela GMA, conforme explica o presidente da ASTT.
“Desde 2022 a GMA está qualificada para atendimentos de violência doméstica e atualmente faz parte da Rede de Proteção à Mulher, podendo ser acionada pelo número de emergência 153 ou pela Central de Atendimento à Mulher pelo número 180. O trabalho da Guarda tem sido crucial para o enfrentamento da violência contra a mulher”, destaca Terciliano Gomes.
Formação continuada do efetivo
Além da formação de novos guardas municipais, a Prefeitura de Araguaína também tem investido na qualificação do efetivo já em atuação. Os guardas municipais que atualmente exercem suas funções operacionais também passaram por treinamento e capacitação profissional, com o objetivo de aperfeiçoamento técnico e operacional, além da atualização do efetivo em relação a novos procedimentos e práticas de segurança.
Atualmente, a Guarda Municipal de Araguaína conta com um efetivo total de 37 guardas municipais, distribuídos entre as atividades operacionais e administrativas do trabalho de segurança pública municipal. Além do armamento, o efetivo conta com 6 viaturas e 2 motocicletas utilizadas no patrulhamento preventivo e atendimento de ocorrências.


