O trânsito de várias cidades do Tocantins deve receber um reforço na segurança nos próximos meses. O governador Wanderlei Barbosa assinou, nesta quinta-feira (25), a Ordem de Serviço que expande o Programa de Sinalização Viária Urbana para mais 62 municípios do estado. O investimento nesta segunda etapa é de R$ 21 milhões.
Com a ampliação, o programa atinge um total de 80 cidades contempladas. O foco da iniciativa é a implantação de sinalização horizontal (faixas e pinturas no asfalto) e vertical (placas), além da instalação de semáforos em pontos estratégicos. Municípios que já haviam sido integrados na primeira fase também receberão novos conjuntos semafóricos.
Redução de acidentes
Durante a solenidade realizada na capital, o governador destacou que a organização do tráfego nos municípios é prioridade para a prevenção de colisões e atropelamentos.
“Estamos levando mais organização para o trânsito das nossas cidades, com sinalização adequada e equipamentos que ajudam a prevenir acidentes e preservar vidas. Esse é um trabalho realizado em parceria com os municípios, com o objetivo de tornar as vias mais seguras", afirmou Wanderlei Barbosa.
A primeira fase do projeto, que foi concluída em maio deste ano, contou com um aporte de R$ 15 milhões e atendeu 26 municípios. Somados os valores das duas etapas, o investimento total na malha urbana do estado chega a R$ 36 milhões.
Impacto na região
Prefeitos de várias regiões do estado compareceram à sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), em Palmas, para assinar os termos de adesão. Para os gestores municipais, a falta de sinalização adequada é um dos principais fatores para o aumento da violência no trânsito local, especialmente em cidades que registram crescimento no fluxo de veículos pesados.
Além da sinalização nas ruas, o Detran/TO informou que o projeto funcionará em conjunto com campanhas educativas e o estreitamento da fiscalização viária.
Reformas do Detran em Araguaína e outras sedes
O evento em Palmas também marcou a inauguração da reforma do bloco da presidência do Detran/TO. A obra faz parte de um pacote de revitalização das sedes do órgão em todo o estado, que ultrapassa o valor de R$ 12 milhões.
Dentro deste cronograma de modernização física, as unidades de Araguaína e Gurupi já tiveram suas reformas concluídas e entregues à população. Atualmente, os trabalhos estão concentrados na revitalização do posto de atendimento de Paraíso do Tocantins.




