Evento oficializou a união civil de 74 pessoas.

Um casamento comunitário na zona rural de Aragominas ? a 110 Km de Araguaína -- realizou o sonho de matrimônio de 74 pessoas neste último final de semana. O evento aconteceu no Galpão da Associação dos Produtores Rurais do Projeto Assentamento Reunidas e contou com a participação de 37 casais que oficializaram a união.

A programação, promovida pela prefeitura de Aragominas, foi totalmente gratuita e ofereceu aos casais a oportunidade de obter o registro de casamento civil, como forma de trazer mais segurança, conforto e solidez à constituição familiar.

Participaram casais da cidade de Aragominas e de dez assentamentos circunvizinhos.   A maioria já convivia maritalmente e outros aproveitaram a ocasião para selarem o tão sonhado compromisso.

A decoração do galpão recebeu rosas vermelhas e teve ainda vários bolos. Os casais percorreram de mãos dadas sobre o tapete vermelho, ao som da tradicional trilha sonora e sob o anúncio da mestre de cerimônia.

O juiz de Paz de Aragominas, Dernivaldo da Costa Tirelo, celebrou os votos de casamento dos 37 casais ao mesmo tempo. Depois, cada um foi chamado para assinar os documentos e disseram o "sim" perante o juiz.

Ele falou da satisfação de contemplar a união de tantos casais. "Tantas famílias estraçalhadas, pessoas que estão aí no mundo e aqui as pessoas querendo firmar compromisso. É muito gratificante saber que eles estão realmente querendo constituir família" declarou o Tirelo.

O casal  Margarida Maria Pantoja Lucas de 55 anos e Cariolano Amâncio dos Santos de  56 estão juntos há 28 anos e tiveram 7 filhos, hoje 4 vivos. Eles se casaram há 20 anos no religioso e aproveitaram a oportunidade pra oficializar civilmente a união.  "A gente já tinha esse plano, só que  o dinheiro nunca sobrava, mas agora não teve desculpa", disse ela.

Leonardo de Aguiar Borges 18 anos e Viviane Pereira Oliveira de 17 anos namoram há 6 meses. Quando ficaram sabendo do casamento não pensaram duas vezes e também realizaram a inscrição para selar o compromisso e iniciar uma nova vida "Estamos cheios de planos pra essa nova etapa que se inicia", contou Viviane.

Outro casal que também oficializou a união perante a Justiça foi Carlos André Macena, de 22 anos e a Joelma Martins Veras de 19. Eles contaram que namoram há 6 meses e já nutriam o desejo de se casar. Quando ela engravidou, tomaram a decisão "Quando nosso filho nascer daqui a 5 meses já seremos oficialmente casados", conta ele, todo feliz com a união e a chegada do herdeiro.

A prefeita de Aragominas, Eliete Alves de Melo, foi a madrinha dos casais. Ela falou da felicidade de participar desse momento especial na vida desses casais "que já vivem juntos e por motivo de força maior não puderam oficializar o matrimônio perante a lei".

Após a cerimônia, foi servido um churrasco para cerca de 500 pessoas entre noivos e convidados. E assim fechar com chave de ouro um dia tão memorável e que ficará na memória das famílias já constituídas e também daquelas que se formaram a partir daquele sábado (23).