Educação

Cerca de 150 alunos da Reciclarte tocam, cantam e dançam no 1º espetáculo de Natal da escola

O evento, realizado nesta terça-feira, teve o objetivo de apresentar ao público o trabalho realizado ao longo do ano

Quase 150 alunos cantaram, dançaram e tocaram para mais de 400 pessoas
Foto: Marcos Sandes/Ascom

A Escola de Artes de Araguaína Raimundo Paulino (Reciclarte) realizou nesta terça-feira, 17, o espetáculo ‘Contemplo’. Foi a primeira apresentação natalina da instituição, que demonstrou a sustentabilidade nas fantasias e a evolução do trabalho realizado em pouco mais de um ano de atividade. O evento reuniu 145 alunos e cerca de 400 convidados na sede da escola, que é localizada no Setor Maracanã.

O espetáculo interligou dança, música e poema, com temas clássicos do Natal, como Noite Feliz, e também temas solidários e históricos. “Dentre as músicas, há uma chamada Amazing Grace, que foi escrita por um traficante de escravos que se arrependeu. Já o poema fala de inclusão, é escrito por um deficiente visual para alguém que enxerga”, descreveu a diretora da Reciclarte, Valéria Elias.

A arte da escola, que é baseada na sustentabilidade, pode ser encontrada na vestimenta dos alunos que participaram das apresentações. “Parte da roupa é feita de sacos de cebola, laranja, ração, estopa, caixas de leite e plástico bolha. E tudo isto não parece ser material reutilizado. Então, a gente ensina a sustentabilidade em todas as oportunidades”, detalhou Valéria.

A diretora ainda destaca que a escola tem papel fundamental no desenvolvimento dos araguainenses. “É muito grande nosso papel porque estamos tratando de um público que tem uma vulnerabilidade muito alta. Estamos tentando reduzir este índice no bairro e também de vários outros de Araguaína, até de fora da cidade”.

Desenvolvimento

Maria Maranhão, 12 anos, vem da região da Barraria, na zona rural, duas vezes por semana, para aprender a tocar sanfona. O instrumento é um dos cursos oferecidos no local. “Eu estou segundo o meu sonho e também o sonho do meu avô, que era sanfoneiro quando era mais novo”, contou a menina. Ela ganhou o instrumento dos pais e está aprendendo a tocar a música Asa Branca para seguir no forró.

Para Luciana Libânio, que é mãe da aluna de ballet e pintura Arícia, de 9 anos, a Reciclarte teve papel fundamental na evolução da filha. “Ela sempre foi meiga, mas em termos de criatividade deu um salto. Hoje, ela desenha uma caricatura com muita facilidade. Também evoluiu muito no ballet. Gostei tanto que vou continuar com as aulas pra ela”, afirmou.

Importância social

A Reciclartes é a única escola pública de artes da região Norte. Mais de 1.500 alunos já passam pelo local, que disponibiliza cursos de instrumentos musicais, canto, dança e artesanatos em geral.

A unidade segue ampliando seu atendimento e recentemente foi criado um subnúcleo no Setor Araguaína Sul, em parceria com a academia Jeet Fit. Os cursos oferecidos no subnúcleo são: Jazz, Ginástica Rítmica e Strong by Zumba.

Programação de Natal

Os visitantes da Vila de Natal, montada na Praça das Nações São Luís Orione, terão a oportunidade de conhecer o espetáculo nesta quarta-feira, 18, a partir das 20 horas. Também terá apresentação de parte do “Contemplo” realizada na Praça do Setor Noroeste, no sábado, 21, a partir das 20 horas.