O portal Araguaína Notícias  inicia nesta segunda (26) a publicação de uma série de entrevistas realizada na última semana com os sete candidatos à Prefeitura de Araguaína.

Seguindo a ordem alfabética, a primeira entrevista é com o candidato Charles Pitta, representante do Partido Ecológico Nacional (PEN).

Ele defendeu uma gestão voltada para o lado social, ruptura com "todos os políticos" e criação de hospital infantil no prédio da UPA da Vila Norte.

1. AN -   Quem é Charles Pitta? Por que o senhor resolveu se candidatar a prefeito de Araguaína?

Pitta - Olha, meu avó chegou aqui nem cidade era ainda, então nós somos pioneiro. Eu sou nascido, criado e moro no mesmo endereço, conheço os problemas da cidade de fundo. Fui engraxate na feirinha, trabalhei em várias áreas, hoje eu sou bancário há 26 anos, advogado também, por isso que eu aceitei esse desafio. É um desafio grande, enorme, mas nós estamos aí. Conhecedor da cidade, filho da cidade pela primeira vez vai administrar essa terra.

2. AN -  O que o senhor considera como principal prioridade no seu plano de governo?

Pitta - O meu principal é gente. Nós vamos cuidar melhor da nossa gente. Nós vamos fazer política do bairro para o centro. Todo político que entra já quer fazer o centro novamente. A 1° de Janeiro já foi asfaltada, nos últimos 10 anos, três vezes. Nós vamos fazer berçários, nós vamos fazer broquete construindo com água, areia, brita, cimento e gente. Gente vai construir. Gente vai ter geração de emprego e renda, e nós vamos desenvolver a cidade dando qualidade de vida, emprego, cuidado de nosso povo, de nossa gente. Gente que gosta de gente, esse é nosso objetivo: um  trabalho social e humano.

3. AN -   O que o senhor pretende fazer para melhorar o atendimento na rede municipal de saúde da cidade?

Pitta ? Eu tô andando na cidade e onde eu tenho passado as pessoas fazem muito essa pergunta, "O senhor vai abrir a UPA?". A UPA custa quase 1 milhão por mês pra abrir, então é uma verba que precisa do governo federal, governo estadual e município. E pra isso, nós sabemos que tanto o governo do estado tá quebrado, o governo federal tá em destroço, e eles não tão mandando nem as verbas que realmente deveriam mandar. Nós vamos construir naquela na UPA da Vila Norte um hospital infantil. Então eu tô pedindo permissão pra sociedade de Araguaína, pra primeiro cuidar de nossas crianças. Esse é o objetivo. Vamos fazer um tratamento humanitário, cuidando da nossa gente. E a antiga UPA aí, que é no Raizal, ela vai servir pra atender as outras faixa etária. Também iremos criar o hospital do câncer.

4. AN -  O que o senhor pretende fazer para melhorar a segurança na cidade?

Pitta ? É engraçado por um lado eu fico feliz e outro triste. Feliz porque em Janeiro, dia 14 de Janeiro, eu fiz um projeto e registrei em cartório. Eu tenho ele registrado e hoje eu vejo que todo mundo tá copiando. Por isso eu fico feliz. Por outro lado triste, porque quem está copiando já teve a chance de fazer. Nós temos quatro deputados estadual inerte, não fazem nada e agora se apresentam ainda como candidatos a prefeito. (...) a cidade precisa ser livre e independente pra construir o seu próprio caminho.

5. AN -   No seu plano de governo, o senhor diz que vai reduzir CIP e IPTU. na visão do senhor, isso não caracterizaria renúncia de receita?

Pitta ? Não, não é diretamente um projeto de redução. O que aconteceu foi um golpe que deram na nossa sociedade. O IPTU, eles elevaram o valor do imóvel, uma casa que valeria 50 mil eles aumentaram o valor dessa casa dizendo que essa casa passaria a custar 150 mil... o IPTU é cobrado nessa planta de valores, se a casa valia 50, se a pessoa hoje for vender não acha 50 e eles dizem que vale 150, então seria bom a gente vender a casa pro prefeito e comprar três casas.(...) Na realidade o que vai ser visto, é uma redução na planta de valores do imóvel. Nós vamos colocar imóveis nos seus valores reais, o que ele vale hoje se o cidadão fosse vender e não os valores que a prefeitura apurou através de grupo de estudo pra falir o cidadão e aumentar os valores. (...) Na realidade não é uma redução porque você não pode sonegar imposto e também você não pode reduzir, você tem que consertar a planta de valores colocando os valores reais pra você poder seguir e, aí sim, consequentemente, haverá uma redução no valor dos impostos que a sociedade irá pagar.

6. AN -  O senhor tem alguma proposta para atrair mais empresas para a cidade?

Pitta ? O que acontece hoje é que cada um quer puxar sardinha pro seu lado. Eu tive uma palestra na ACIARA e eles perguntaram se eu ia construir um aeroporto de 65 milhões e um Centro de Convenções que vale 200 mil. Eu chamei eles a consciência, a responsabilidade, eu disse "Araguaína tá engatinhando, já querem que tenha voo da TAM e da GOL com voo noturno que vai beneficiar somente as pessoas ricas de nossa cidade". O que acontece? Esses projetos que temos que criar é projeto pra classe mais pobre. O PEN é um partido novo, é a primeira vez que tá iniciando na política municipal e nós vamos fazer geração de emprego, distribuição de renda pra as famílias mais carentes. Os ricos, mais uma vez, tão querendo puxar pro lado deles.. buscar todos esses projetos e o dinheiro de recursos da nossa cidade pra poder melhorar a vida deles e, a classe trabalhadora, vamos ficar sem esse atendimento. O PEN vai mudar e inverter toda essa situação, vamos cuidar melhor das pessoas mais necessitadas com geração de emprego e renda e melhorar a qualidade de vida pra depois poder desenvolver projetos mais faraônicos, maiores, como um aeroporto e um Centro de Convenções moderno.

7 AN -   No seu plano de governo, o senhor afirma que irá acabar com a "indústria de multas".  De que forma pretende trabalhar para manter a ordem no trânsito?

Na minha visão esse trânsito tá caótico. A indústria de multa foi um projeto criado pra arrecadação de dinheiro pros cofres públicos, assim como o IPTU e outros impostos que foram aumentados. A multa, os pardais, tem que existir, mas o que tem que existir antes disso é uma conscientização da população. É uma orientação e uma educação.  Eu passo há 30 anos em um local a 50 [km] por hora, ele reduz a 30 ou a 40 por hora. Distraidamente o cidadão passa e é penalizado... faltou mais consciência pra pessoa poder tratar o ser humano como ser humano. Não é que o cidadão quer infringir a lei, ele quer cumprir a lei, só que pelo hábito acabou gerando [multas]. Cada família hoje tem duas, três multas dentro de casa e isso é um absurdo. Isso é tomar dinheiro do povo. O PEN vai fazer e abrir os cofres da prefeitura, pra fazer o dinheiro voltar pra o povo, sem penalizar e cuidando melhor da trafegabilidade do nosso município.

Considerações finais

É um prazer imenso estar aqui e essa oportunidade ímpar que vocês estão dando. (...) Pra começar uma cidade nova, primeiramente nós temos que negar a esses políticos, toda essa situação que está aí. O PEN está enfrentando trinta partidos políticos, todos os políticos, nós tivemos coragem de fazer isso. Agora convidamos você eleitor, você tem coragem também? Vamos mudar essa cidade? Vamos realizar o nossos sonhos? Capacidade nós temos, dinheiro dizem que tem também. Vamos fazer Secretaria Municipal de Segurança, o antigo Tiro de Guerra será no nosso quartel general. Secretaria da Sustentabilidade pra cuidar das nossas nascentes e cuidar dos nossos rios e geração de empregos, com a construção de broquete e construção da confecção. Os nossos secretários, diretores de escola e de postinho, serão escolhidos em eleição interna. Esse é o grande desafio, essa é a coragem, vamos passar Araguaína a limpo.

O novo é quem nunca foi político, igual Charles Pitta e os 23 vereadores que nós temos.