
Nesta quarta-feira, 29, durante visita técnica às unidades penais e socioeducativas na região norte do Tocantins, o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, realizou a entrega da Estação Elevatória de Esgoto da Unidade Penal Regional de Araguaína. A finalização da obra, ocorrida na última semana, marca o atendimento de uma demanda antiga da Unidade e proporciona benefícios diretos para a população interna do local.
Iniciada em março deste ano, a construção da Estação é fruto de uma parceria entre a Seciju, o Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Concessionária de água BRK Ambiental. Além de suprir demandas ambientais, a expectativa é que a Estação também contribua com o desenvolvimento socioeconômico da região próxima a Unidade.
O secretário da Seciju, Deusiano Amorim, ressaltou que a Pasta tem trabalhado para atender as necessidades de todas as regiões do Estado e que a entrega da obra acarreta em uma melhoria na qualidade de vida de custodiados e servidores. "Nosso intuito é garantir que todas as unidades penais do Estado possam operar da melhor maneira, além de prezar para que os direitos sejam garantidos e que as conquistas até aqui sejam mantidas e reforçadas. A Estação Elevatória de Esgoto de Araguaína é mais uma vitória para o Sistema Penal e para a Unidade Penal Regional de Araguaína”, reforçou.
Para o chefe da Unidade Penal, Eliakim Moraes, a visita do secretário e a entrega da Estação marcam um compromisso da gestão com os servidores. “É muito bom a gestão estar perto, sabendo das nossas demandas e tendo essa conversa mais próxima com a Unidade, principalmente aqui na região norte, que está mais afastada da Capital. E essa é uma obra que estávamos esperando muito, tanto os custodiados da Unidade, como a população toda no entorno”, afirmou.
Na ocasião, o secretário visitou as dependências da Unidade, a fim de acompanhar o desenvolvimento estrutural e de projetos no local.
Sistema Socioeducativo
Com intuito de conhecer a estrutura do local, Deusiano Amorim também visitou a Unidade de Semiliberdade Masculina do Sistema Socioeducativo, localizada em Araguaína.
Além de conhecer as dependências do estabelecimento socioeducativo, o secretário também se reuniu com o chefe da Unidade para tratar das principais demandas e anseios dos servidores que atuam no local.
Durante a visita, o chefe da Unidade de Semiliberdade Masculina de Araguaína, Davi Almeida, agradeceu a presença e compromisso. “Quero agradecer o secretário pela disponibilidade de estar próximo da nossa unidade. Nós, do Sistema Socioeducativo, estamos percebendo esse retorno maior da Secretaria”, afirmou.