A cerimônia aconteceu em Sessão Solene na Assembleia Legislativa.
Foto: Ulisses Holanda

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 28, a Assembleia Legislativa do Estado (Aleto) concedeu título de cidadão Tocantinense a 27 personalidades que, ao longo de sua trajetória, prestaram relevantes serviços ao Estado do Tocantins. A deputada estadual Valderez Castelo Branco é autora dos projetos, aprovados por unanimidade, que indicaram o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/10º Região), João Luis Rocha Sampaio, e o médico cardiologista e professor Universitário, Dr. Henrique Barsanulfo Furtado, para receber a honraria.

A respeito dos homenageados, a deputada afirmou que são exemplos a serem seguidos, pessoas dignas de honra, envolvidas com o Estado e com o bem estar do próximo. “Desta forma, aprovamos e concedemos este título a homens e mulheres de notório conhecimento público, idôneos e de reputação ilibada. Por isso, esse é um dia especial, pois nos alegra poder dizer que a partir hoje somos conterrâneos, somos irmãos, de pessoas honradas e importantes para a história do nosso querido Estado. Rogo a Deus que nos dê força, graça, discernimento e sabedoria para continuar amando o Tocantins e os tocantinenses e, assim, seguirmos motivados para trabalhar ainda mais pelo nosso Estado”, declarou.

Desembargador João Luís Rocha Sampaio

O Desembargador João Luis Rocha Sampaio é casado com Marli dos Reis Dornelas de Jesus, natural da cidade de Barreiras-BA, e formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Exerceu a advocacia e ingressou na magistratura como juiz do trabalho do TRT-10. Na condição de juiz, foi pioneiro na Vara do Gurupi por dois anos, de 1992 a 1994, além de atuar também em Araguaína e em Palmas. Em seguida, promovido a titular da 18ª Vara do Trabalho de Brasília.

Atualmente, além de atuar como Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, é Diretor da Escola Judicial do TRT/10ª Região, onde realiza um trabalho respeitável e zeloso.

Dr. Henrique Barsanulfo Furtado

Henrique Barsanulfo Furtado é médico cirurgião cardiovascular e professor efetivo do Curso de Medicina da UFT- Universidade Federal do Tocantins.

Atuou como Secretário de Estado da Saúde no Tocantins em 2002 e 2003. Em Araguaína, foi Diretor do departamento de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Dom Orione e, durante sua atuação, o hospital contabilizou cerca de 15 mil pacientes tratados e 4 mil cirurgias realizadas com resultado de sucesso.

Na sua fala, o médico agradeceu à Deputada Valderez pelo investimento feito na Saúde, que proporcionou um verdadeiro avanço. "Foi Graças a sua ajuda, Deputada Valderez, que Araguaína é respeitada hoje no mundo inteiro na realização de cirurgias cardiovasculares", declarou.

Henrique Furtado entregou a parlamentar ainda um exemplar do livro “A Vida me Ensinou”, de sua autoria. "Hoje é com alegria muito especial e carinho que dedico esse livro a querida deputada Valderez Castelo Branco, além de amiga muito especial, que me concedeu a oportunidade dessa honrosa titulação de cidadania, você sempre foi uma guerreira que ajudou que a viabilizar que salvássemos muitas vidas de tocantinenses. Muito obrigado", finalizou.

Presenças

Prestigiaram a solenidade o presidente desta Casa, Antônio Andrade e sua esposa, Vírginia Andrade, colegas de parlamento, o Procurador Geral de Justiça, Luciano Casaroti, o Secretário Municipal, Rogério Ramos, representando a prefeita de Palmas, Cíntia Ribeiro; a 1ª Secretária, Deputada Claudia Lélis, e a Dra. Suzi Fernandes, representando o Fórum Trabalhista de Palmas.

Outros Homenageados

Na cerimônia foram homenageados ainda o Secretário Chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Silva Neto; o bispo de Porto Nacional, Romualdo Matias, o Frei Alan Fábio Soares, o Diretor da Energisa, Alankardek Moreira, o Bacharel em Direito, Dearly Kuhn, o Juiz Federal da Justiça Militar da União, Fernando Mello, os Promotores de Justiça, Paulo Alexandre Siqueira e Thiago Vilela, Procurador do Estado, Rodrigo dos Santos, os empresários Fabiano do Vale, Sérgio Giatti e João Batista Xavier, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, os médico Wallace André da Silva, Neilton de Oliveira e Túlio Cesar de Oliveira, o ex-procurador de Justiça José Omar Júnior, o Coronel da Polícia Militar Cláudio Benício e o Major Dernivaldo da Costa, o auditor fiscal, Manoel de Paula Bueno; advogada Maria das Dores Costa Reis (in memoriam), ativista cultural, José Iramar da Silva (in memoriam) e os jornalistas Francisco Erasmo Damasceno e Maria José Cotrim.