Deputados votaram pela manutenção da prisão de Daniel Silveira.
Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados decidiu nesta sexta-feira (19), por maioria absoluta, manter a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). O placar da votação foi 364 votos favoráveis, 130 contrários e três abstenções.

A maioria da bancada federal do Tocantins também votou por manter o parlamentar preso. Dos oitos deputados, cinco foram favoráveis, dois contrários e abstenção de Célio Moura (PT). Tiago Dimas (SD), Vicentinho Júnior (PL), Dulce Miranda (MDB), Professora Dorinha (DEM) e Carlos Gaguim (DEM) votaram sim.

Já Eli Borges (SD) e Osires Damaso (PSC) votaram contra a prisão de Daniel Silveira. Célio Moura foi o único a não votar, pois deixou o hospital recentemente, após sofrer acidente automobilístico na BR-153 em que perdeu o irmão.

O parlamentar carioca foi preso em flagrante na última terça-feira (16) após publicar um vídeo atacando ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo o fechamento da corte e fazendo apologia ao AI-5, o ato mais repressivo da ditadura militar.

A prisão de Silveira foi ordenada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, com base na Lei de Segurança Nacional (LSN). Na quarta (17), foi chancelada por unanimidade pela corte.

Na última quinta (18), audiência de custódia também manteve a prisão. O parlamentar está preso no Batalhão Especial Profissional da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.