Coligação de Elenil entrou com ação para impugnar candidatura de Wagner Rodrigues (SD)
Foto: Divulgação/Edição AN

A coligação “Araguaína é de Todos Nós” de Elenil da Penha (MDB) entrou com ação na Justiça para barrar a candidatura do principal adversário, Wagner Rodrigues (SD). A Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) tramita da 1ª Zona Eleitoral de Araguaína e foi protocolada no início do mês de outubro.

Por este motivo, o site da Justiça Eleitoral mostra que as candidaturas de Elenil, Juiz Leador (PT) e Dr. Hugo Mendes (PRTB) foram deferidas. Já a de Wagner consta como aguardando julgamento.  Isto é, em razão da AIRC, a juíza eleitoral precisa analisar os autos para decidir sobre o registro de candidatura.

Na ação, a coligação de Elenil questiona a desincompatibilização “material” de Wagner Rodrigues do cargo de chefe de gabinete do prefeito Ronaldo Dimas. Formalmente, ele deixou o cargo dia 3 de junho, conforme estabelece a Justiça Eleitoral, para disputar o cargo de prefeito de Araguaína.

Porém, a coligação de Elenil alega que Wagner continuou exercendo a função mesmo após o ato ser publicado no Diário Oficial. A tese se baseia em matérias veiculadas em sites, que mostram Wagner em obras, onde o prefeito Ronaldo Dimas também estava no momento.

As matérias não mencionam que Wagner estava nas obras como secretário, citam apenas a visita dele ao local, registrada em foto. Por tais fatos, a coligação de Elenil argumenta que ele continuou exercendo o cargo de secretário, assessorando o prefeito.

A segunda alegação é de que Wagner estava na mesma sala onde Dimas assinou contrato para obras.

Outro questionamento é o fato de um fotógrafo que trabalha na prefeitura ter tirado fotos de Wagner que registram visitas a obras e atividades políticas de Wagner, depois da desincompatibilização. A defesa justificou que o servidor estava de férias na data das fotos, ou fora do horário de expediente.

Por fim, a coligação afirma que até “12 de outubro de 2020”, Wagner estava na condição de Secretário Chefe de Gabinete de Fato, porque foi nesse momento que ele alterou o status de suas redes sociais”.

Com esses argumentos, a coligação de Elenil pede o indeferimento do registro de candidatura do seu principal adversário, Wagner Rodrigues. Os autos, com as alegações finais, foram remetidos nesta quarta-feira (21) ao Ministério Púbico Eleitoral.

O outro lado

A Coligação A Transformação Continua (de Wagner Rodrigues] informou que o processo de registro de sua candidatura majoritária está tramitando normalmente.

Em breve, a candidatura estará devidamente deferida e não são ações jurídicas sem alegações plausíveis - já devidamente rechaçada nos autos - de quem não vem conseguindo contar com o apoio da população que vão atrapalhar a continuidade de todo o trabalho feito em Araguaína nos últimos oito anos”.