Fernando Almeida/Araguaína Notícias
A capital econômica do Tocantins está há 19 dias sem transporte público. A previsão de retorno do serviço é para o próximo dia 19 de junho, e virá com aumento de 30% na passagem.
O presidente da AMTT (Agência Municipal de Trânsito e Transporte), Gustavo Fidalgo, disse ao AN que o serviço de transporte coletivo em Araguaína será assumido por um grupo paulista. Ao todo, cinco empresas estão se organizando para entrar em operação no dia 19.
Gustavo afirmou que embarca ontem (8) para São Paulo, onde fará vistoria nos ônibus das empresas interessadas. Entretanto, preferiu não revelar os nomes.
Inicialmente uma frota de apenas 22 ônibus deve circular nas ruas de Araguaína, com passagens reajustadas em 30%. A tarifa será R$ 3,00 com bilhete eletrônico e R$ 3,25 para pagamento à vista no momento do embarque. Fidalgo não soube informar se os veículos são novos ou antigos.
O contrato será em regime emergencial (sem licitação), por um prazo de seis meses. No decorrer do período, deve ocorrer a 4ª licitação para o transporte público em Araguaína.
Sem ônibus
Na noite do dia, 21 de maio os ônibus da Cooperlota foram recolhidos por decisão judicial. A cidade está sem transporte de coletivo desde o dia 22 de maio. Desde então, mais de 10 mil pessoas tem sido afetadas com a falta de transporte coletivo.
Leia+