Com 14.926 doses aplicadas, representando apenas 24,31% da cobertura vacinal, a campanha de vacinação contra a Influenza em Araguaína se aproxima do fim. Diante da baixa adesão, a prefeitura reforça a importância de que o público-alvo procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) até o dia 26 de outubro para garantir a imunização.
A campanha, iniciada em setembro, é voltada para grupos prioritários e públicos específicos: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, entre outros. O objetivo é prevenir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus influenza.
"Estamos entrando na reta final da campanha e é essencial que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não se vacinaram procurem a UBS mais próxima de sua casa. Além da proteção individual, há também a contribuição com a saúde coletiva", explicou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.
Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF e, quando aplicável, a comprovação de pertencimento a um grupo prioritário.
Dia “D” e ações itinerantes
O dia “D” de mobilização social foi realizado em 28 de setembro, quando várias UBS estiveram abertas em um sábado para reforçar a vacinação. A campanha também contou com ações itinerantes, levando a vacina para creches, escolas, zonas rurais e atendendo as pessoas em situação de rua, com o apoio da equipe do Consultório na Rua.
“A vacinação nas zonas rurais e de pacientes acamados domiciliados já está praticamente finalizada, com algumas unidades ainda concluindo os últimos atendimentos. Esse esforço foi essencial para garantir a cobertura vacinal em áreas de difícil acesso”, acrescentou a diretora de Imunização, Samila Braga.
Locais e Horários de Vacinação
A vacina contra a influenza está disponível de segunda à sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde de Araguaína até 26 de outubro. As UBS do Araguaína Sul, Setor Couto (Albeny Soares) e da Vila Aliança (Dr. Francisco) atendem das 7 às 19 horas. As demais unidades funcionam das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A reposição das vacinas é realizada semanalmente ou conforme a necessidade de cada unidade, seguindo a rotina de abastecimento da Central de Imunização.
Com baixa adesão, Araguaína reforça importância da vacina da gripe na reta final da campanha
Apenas 24,3% do público-alvo realizou a imunização. Moradores têm até 26 de outubro para se vacinar nas UBS da cidade
A vacinação tem o objetivo de prevenir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus Influenza.
Foto: Ascom Araguaína