Fernando Almeida
Durante o lançamento da obra do novo Fórum de Araguaína, no início da noite desta segunda-feira, 26, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO), desembargadora Ângela Prudente, considerou o momento de honra a realização ‘deste sonho’. Ângela recordou que a reivindicação do prédio tem mais de 25 anos. “Esse sonho antes da divisão do estado já era acalentado,” pontuou.
A presidente do TJ-TO frisou que “hoje (lançamento da obra) realizamos um sonho,” pois o novo Fórum de Araguaína proporcionará melhores condições de trabalho aos magistrados, advogados e também a ampliação dos serviço à população, “um melhor atendimento para Araguaína e região.” Isso porque atualmente a Justiça em Araguaína funciona em quatro prédios diferentes.
O presidente em exercício da OAB Subseção de Araguaína, Cleiton Silva, considerou o empreendimento como “a obra mais importante da Justiça em Araguaína” levando em consideração a demanda. Silva ainda demonstrou otimismo quanto à conclusão do serviço. “Este tem demonstrado diferença em relação aos outros lançamentos,” destacou.
Estrutura e valor
O novo Fórum da Comarca de Araguaína será construído as margens da Av. Filadélfia ao lado do 2° Batalhão de Polícia Militar. O prédio terá uma área de 10.596,58m², num terreno que possui 13.215,70m². Terá cinco pavimentos que abrigarão 20 varas judiciais, auditório para 251 pessoas e Salão do Júri com 238 lugares, além da parte administrativa e está orçado em R$ 31 milhões . Já o prazo para a realização da obra é de 900 dias, um ano e seis meses; ou seja, no final do ano de 2016, caso não haja nenhum imprevisto.
Sonho antigo
Segundo informações de bastidores, a pedra fundamental para a construção do novo Fórum de Araguaína já foi lançada seis vezes. Em 2007, o então governador Marcelo Miranda (PMDB) lançou a pedra fundamental para construção do novo Fórum de Araguaína que seria ao lado do Fórum Eleitoral, mas ficou só no papel. Em março de 2013 a OAB Araguaína, lançou o movimento intitulado “Fórum Já, Puxadinho Não!” para cobrar agilidade na construção da sede da Justiça em Araguaína.
Leia +
Autoridades, advogados e OAB Araguaína lançam movimento “Fórum já, puxadinho não!”
Advogados vão às ruas cobrar construção do Fórum de Araguaína