
O novo Mercado Municipal de Araguaína foi inaugurado na noite da última segunda-feira, 22 de setembro. A nova estrutura, moderna e com organização mais eficiente para comerciantes e visitantes, teve investimento na ordem de R$ 8,2 milhões e foi executada com recursos federais destinados por meio de emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes e contrapartida da Prefeitura.
“Eu sonhava com isso aqui. Muitos diziam que era loucura da nossa parte e nós, devagarinho, cuidando dessa obra com muita responsabilidade desde a primeira reunião, a captação de recursos, o remanejamento dos comerciantes, conseguimos chegar a esse momento tão importante”, comemorou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.
O senador Eduardo Gomes destacou o valor imaterial do Mercado Municipal.
“Essa obra vale muito mais do que a gente imagina, porque faz parte da nossa cultura, dos nossos contos, das pessoas que nos viram crescer e que frequentaram aqui”, destacou.
Bem-estar para todos
O novo prédio tem dois andares. No térreo, são 49 boxes com área de 10,5 m² destinados aos comerciantes de alimentos, produtos manufaturados, confecções e artesanato. No primeiro andar são 56 boxes duplos, que oferecem um espaço amplo para comerciantes de raízes, panelas, churrasqueiras e uma seção de hortifrútis.
São 12 corredores, que contam ainda com cinco peixarias e uma lanchonete. O espaço tem acessibilidade assegurada, com banheiros adaptados e rampas de acesso para o piso superior.
Na área externa, foi organizado um estacionamento com 28 vagas para carros e 72 vagas para motocicletas. O acesso ao estacionamento é pela Rua 7 de Setembro.
“Nós não queríamos sair do mercado velho, tínhamos medo de não dar certo, mas confiamos no prefeito Wagner e sua equipe, e não ficamos desamparados. Hoje a gente não tem vergonha de receber qualquer tipo de cliente, sabe? Nós temos um espaço digno e só temos a agradecer por isso. Nossa alegria é ver esse resultado maravilhoso.”, afirmou a comerciante Leila Maranhão, representando todos os comerciantes do local.
Após a inauguração, a previsão é que o novo mercado municipal esteja 100% operante a partir do dia 13 de outubro. O prazo é necessário para que todos os comerciantes possam ocupar suas lojas e organizar as mercadorias para comercialização.
Homenageado: Zeca Dantas
O novo prédio recebeu o nome do pioneiro José Cardoso da Costa, mais conhecido como Zeca Dantas, nascido em Araguaína, em 1934, quando a cidade ainda era um pequeno povoado do município de São Vicente do Araguaia, Goiás.
Em sua trajetória profissional, Zeca Dantas trabalhou com o transporte de pedras para construção, compra e venda de gado, frete com carroça, entre outros ofícios. Sua maior conquista foi a criação da Casa das Frutas e Verduras, que veio a ser o primeiro supermercado de Araguaína, dando à população o acesso a produtos vindos da região sul do país. Zeca foi casado com Maria Izabel Lopes Cardoso, teve 11 filhos, 41 netos, 21 bisnetos e uma trineta. Faleceu em maio de 2008, aos 74 anos.
“Foi um dos pioneiros de Araguaína, nasceu e cresceu aqui, sempre trabalhando por essa cidade que não para de crescer. Em nome da minha família, agradeço por darem o nome dele a esse prédio tão bonito e tão importante para nossa cidade”, afirmou dona Maria Isabel Lopes Cardoso, viúva do homenageado.
Cidade que não para
A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, como o senador Eduardo Gomes, os deputados federais Tiago Dimas e Alexandre Guimarães, o deputado estadual Aldair da Costa Gipão, vereadores de Araguaína e dezenas de prefeitos do Tocantins.
Ao longo do dia, foi realizada a entrega do Centro de Canoagem, um tour pelas obras em execução na cidade, com investimentos que somam cerca de R$ 300 milhões em infraestrutura urbana, como a pavimentação dos setores Nova Araguaína, Universitário, construção das Avenida Siqueira Campos, Via Norte 2ª Etapa e conjuntos habitacionais para população de baixa renda.