
A deputada federal Dorinha Seabra (União Brasil) vai se licenciar do cargo para focar na pré-candidatura ao Senado. O anúncio ocorreu no último dia 7 e quem vai assumir a vaga é o ex-deputado federal Lázaro Botelho, que vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
A articulação fortalece o nome de Lázaro Botelho (PP) no Estado, mais especificamente em Araguaína, cidade do adversário Ronaldo Dimas (PL), pré-candidato a governador. Além disso, acirra a disputa por votos com Tiago Dimas (Podemos).
Isso porque na eleição de 2018 Lázaro Botelho, apesar de angariar 40.270 votos, não foi eleito. Contudo, Tiago filho de Dimas, foi eleito e ainda foi morar em Brasília no apartamento que antes era a moradia de Lázaro.
Neste clima de revanche, a construção permite o fortalecimento de Lázaro e a conquista de mais espaço no grupo de Wanderlei Barbosa. Também fortalece o nome de Dorinha para ser a candidata a senadora com o aval do Palácio Araguaia.
Lázaro, esposo da deputada Valderez, já teve três mandatos consecutivos de deputado federal. Na eleição de 2018, ficou como primeiro suplente da coligação formada pelos partidos PHS / Avante / PROS / DEM / PTC / PP / Solidariedade / Patriota e PRB.
Nota de Dorinha
"Em respeito aos 48.025 mil votos que recebi dos tocantinenses, em 2018, e o grande cuidado que tenho com o nosso terceiro mandato, bem como a dedicação ao meu trabalho como parlamentar e as muitas relatorias/votações importantes que devo fechar, comunico que me irei me licenciar nos próximos 15 dias. Por fim, destaco ainda que, em função da nossa pré-candidatura ao Senado e da agenda política no Estado estar bastante movimentada, também dedicarei meu tempo atendendo os líderes tocantinenses e a população na construção de diálogo em diferentes municípios do Estado.
Deputada Federal Professora Dorinha (União Brasil/TO)"