O primeiro turno, que está marcado para o dia 6 de outubro, será determinante para saber se haverá um segundo turno nestas Eleições Municipais de 2024.
Foto: Divulgação

Com 209.524 eleitoras e eleitores, a cidade de Palmas e outros 102 municípios do país podem ter segundo turno. Previsto para o dia 27 de outubro, o segundo turno acontece quando os municípios possuem um eleitorado de mais de 200 mil pessoas, e caso a candidata ou candidato não tenha sido eleita ou eleito na primeira etapa com mais da metade dos votos válidos, de acordo com a Constituição Federal e pela Resolução TSE nº 23.734/2024.

O primeiro turno, que está marcado para o dia 6 de outubro, será determinante para saber se haverá um segundo turno nestas Eleições Municipais de 2024. Dos 1.171.342 eleitores do Tocantins, cerca de 18% estão concentrados na capital tocantinense e eles poderão escolher tanto representante para a prefeitura, como quem irá compor a Câmara Municipal palmense nos próximos quatro anos.

Parâmetro nacional: municípios com maior número de votantes

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os 103 municípios que poderão ter 2º turno somam juntas 60,5 milhões de eleitoras e eleitores, o que equivale a 38,8% do eleitorado nacional. O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) são os três municípios com o maior número de votantes, com 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão de pessoas, respectivamente.  

Municípios que bateram a marca de 200 mil eleitoras e eleitores

Já Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ) são as localidades com os menores eleitorados que poderão ir para a segunda etapa do pleito. Respectivamente, totalizam 200,7 mil, 201 mil e 201,6 mil eleitoras e eleitores. No Tocantins, apenas o município de Palmas, com 209,5 mil, pode ir para um possível segundo turno, sendo esta a primeira vez que o estado tocantinense pode realizar uma segunda fase em um pleito municipal.

O TSE destaca ainda que,considerando os estados brasileiros, São Paulo lidera o ranking com 30 localidades com mais de 200 mil de pessoas aptas a votar. Em seguida, aparecem na lista Rio de Janeiro, com 11 cidades, e Minas Gerais, com oito municípios.