
Araguaína iniciou o ano de 2023 com média de 3,4 acidentes de trânsito por dia. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde, que até o final de abril, registrou 307 acidentes. É o município com maior número de notificações do Tocantins. Como consequência, os feridos sobrecarregam a ala da ortopedia do Hospital Regional de Araguaína (HRA).
Segundo a SES, só este ano, a unidade hospitalar atendeu mais de 300 pacientes com alguma fratura causada por acidente de trânsito.
Para alertar a população sobre os cuidados no trânsito, o HRA abraçou a campanha Maio Amarelo, lançada na última sexta-feira (5). O hospital apoia o projeto com colaboração de depoimentos de médicos e pacientes da ortopedia, para conscientizar sobre segurança no trânsito.
O diretor geral do HRA, Claudivan de Abreu, falou da importância da parceria com a Prefeitura de Araguaína, Agência de Segurança, Transporte e Trânsito de Araguaína (ASTT), Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
"É muito importante a ação do Maio Amarelo, que vem como alerta para os cuidados no trânsito. Atendemos muitos pacientes que se envolveram em acidentes por imprudência, às vezes causada por eles mesmos, ou terceiros. A campanha vem como alerta, para que todos possam ficar mais atentos e dirigir com prudência”.
Conforme dados do HRA, 72,85% dos pacientes ortopédicos acolhidos na unidade em 2023 sofreram acidente de trânsito.
O ortopedista, Aloisio Figueiredo destacou que "alguns pacientes, têm lesões muito graves e alguns precisam amputar alguma parte do corpo, como perna, por exemplo”.
Ele ressalta que os casos mais graves são as vítimas de acidente de moto. “Estes casos nos chocam muito”. O ortopedista lembra ainda que as sequelas dos acidentes levam tempo para recuperar.
“Outras vezes temos pacientes que têm muitas complicações, então eles precisam cooperar com o tratamento, seguir à risca o pós-operatório para evitar transtornos. Dependendo do caso, o tratamento leva em torno de quatro meses, para a recuperação”.
Dados de acidentes
Os acidentes de trânsito são um grave problema de saúde pública, e conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em 2022, no Tocantins, foram notificados 4.865 acidentes, sendo 543 óbitos. Em 2023, já ocorreram 959 acidentes, destes 101 óbitos.
A cidade de Araguaína foi o município tocantinense que mais teve notificações de acidentes, 1.380, em 2022 e 307 em 2023, Palmas está em segundo lugar com 543 notificações em 2022 e 110 em 2023.
Maio Amarelo
A Campanha Maio Amarelo foi lançada oficialmente, dia 03 de maio, pelo Governo do Estado e em Araguaína tem a participação da Guarda Municipal de Araguaína, Detran-TO, Ciretran, Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Hemocentro do Tocantins, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Araguaína, Universidade da Maturidade, Universidade Federal do Tocantins, Corpo de Bombeiros e Vigilância Epidemiológica. (Com informações da SES-TO)