Fernando Almeida

O comandante geral da PM-TO, coronel Glauber de Oliveira Santos,  anunciou na tarde desta sexta-feira, 09, que 50 policiais reforçarão a segurança na Expoara.  Os militares serão retirados de cidades do interior do Estado e chegam em Araguaína nesta quarta-feira, 10.

O anúncio foi feito na Câmara Municipal de Araguaína durante sessão para discutir a segurança pública na cidade.  Além desta medida, o comandante geral autorizou a liberação de recursos para pagar horas extras aos policiais do 2º BPM de Araguaína. Segundo o Coronel Glauber, o ato possibilita o aumento de PMs nas ruas.

Comandante Geral da PM, Coronel Glauber de Oliveira. Foto: Fernando Almeida/Araguaína Notícias.

O que nós já vamos fazer de imediato é trazer reforço de policiais militares de outras cidades para cá (Araguaína) para trabalhar nesta semana agora da Pecuária (Expoara), com o intuito de desocupar o efetivo local para voltar trabalhar nas ruas,” explicou Glauber.

O comandante repetiu os números já divulgados pelo 2º BPM e reforçou a tese defendida pelo Governo de que a criminalidade reduziu em Araguaína. Segundo as estatísticas, o número de ocorrências de Araguaína reduziu 48,79% nos primeiros quatro meses de 2014, em comparação com 2015.

Apesar dos números otimistas,  Glauber reconheceu os problemas estruturais da PM, mas jogou a culpa, sem citar nomes, nos ex-governadores do Tocantins. “Nós recebemos a Instituição sem a quantidade de viaturas necessária e sem o efetivo necessário. Agora, nós estamos trabalhando nesse momento para que a gente reponha o efetivo e a quantidade de viaturas,” explicou sem revelar os números.