Fernando Almeida

A comunidade do bairro JK reagiu à reportagem  divulgada no portal Araguaína Notícias  (17/04/14) que  mostra a pretensão da Foz/Saneatins em instalar uma nova  Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na zona urbana de Araguaína. Os moradores da comunidade fizeram um “abaixo-assinado” na tentativa de impedir a construção da obra, pois a outra que já existente tem causado muitos transtornos.

A moradora das margens do Rio Lontra no setor JK,Vivia Nunes, não acredita na versão da empresa de que vai usar tecnologia de primeiro mundo, como em outros estados, para evitar o mau cheiro. Ela está desacreditada nas autoridades locais responsáveis pela fiscalização. “Araguaína não tem governantes que vão fazer com que eles (Saneatins) cumpram essa promessa,” adiantou.

 “O Rio já sofre com outros esgotos e a população já sofre com o mau cheiro de outras empresas. Agora mais uma a gente não quer a estação de tratamento dentro do nosso bairro (JK). Se eles quiserem construir em outro lugar, longe dos bairros, não falaremos nada.  Contanto que não polua o Rio Lontra,” pondera a moradora.

Problemas na ETE

Vivia sofre há pelo menos dois anos com os problemas causados pela ETE localizada na av. Filadélfia.  Conforme denunciado em agosto de 2012 à Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipama), a Saneatins despeja água com coloração diferente e com odor desagradável, além de fazer o descarte de resíduos líquidos, “cor de churume.”  

No local onde o esgoto é descartado no Rio Lontra, a própria Saneatins mantém um alerta na placa. “Ponto de Lançamento de Esgoto Tratado. Proibido pescar, tomar banho e nadar.”   A empresa alega que segue um rigoroso padrão de qualidade no tratamento do Esgoto.

Índice de saneamento em Araguaína

Segundo o Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE) 2013, apenas 12% da população araguainense é atendida pela coleta de esgoto através de três Estações de Tratamento( Vila Couto, Vila Azul e  Neblina). Estes beneficiados estão em 12 bairros.

Promessas de universalização

De acordo a Foz/Saneatins, a meta é universalizar o saneamento em Araguaína nos próximos quatro anos. O  investimento de R$ 144 milhões em 21 bairros  visa atingir 92% da população (120 mil pessoas), contando com os 12% já atendidos.  Nas contas da Saneatins, 92% da população araguainense reside em 21 bairros e os outros 8% estão distribuídos em 99 Bairros.

Localização da nova ETE

O estudo da empresa é para a ETE não “gerar odor” e ficar localizada entre os Bairros JK, Vila Azul e Nova Araguaína. Uma Audiência Pública para discutir com a comunidade seria realizada, mas a mesma foi adiada. 

Leia +

Saneatins pretende construir uma Estação de Tratamento de Esgoto na Zona Urbana de Araguaína

Tríplice parceria anuncia 114 mi para Araguaína e você paga a conta

Em Araguaína, moradores reclamam do esgoto sem tratamento despejado no Rio Lontra; autoridades permanecem em silêncio