Fernando Almeida

Moradores interditaram na manhã desta segunda-feira, 02, a via de acesso ao setor Tereza Hilário Ribeiro em Araguaína.  A comunidade reclama que políticos só aparecem para pedir votos, que as ruas estão esburacadas e exigem uma solução urgente da prefeitura.

Ao lado da barricada de pneus, moradores exibiam faixas com as cobranças e fotos de buracos das ruas. “Só estamos reivindicando os nossos direitos! Chega de crateras e matos nas ruas. Queremos mudança Já!” diziam uma delas. Já num banner com fotos das ruas esburacadas estava escrito “ou lutamos por nossos direitos ou afundamos no buraco. Isso é uma vergonha.”

Situação do bairro

Ao A N, o pintor Gleidson Borges Nogueira, morador da comunidade, explicou que o protesto visa chamar a atenção da prefeitura  e exigir uma solução imediata. “Nossa situação aqui é calamitosa. Uma situação triste. (...) Não dá pra suportar mais o que tá acontecendo aqui. Nosso setor acabou e não tem mais como andar nas ruas. (...) Queremos pedir ao senhor que, por favor, venha resolver a situação aqui do setor,” desabafou.

Cobrança por acessibilidade

O aposentado e deficiente físico João Batista R. da Silva , 62 anos, mesmo andando de moletas, compareceu ao protesto para exigir acessibilidade. “Quero pedir ao senhor prefeito (Ronaldo Dimas) para dar um jeito (nos buracos) para gente andar livremente aqui no setor. (...) Tenha compaixão do setor,” implorou. 

Bronca nos políticos

Já o senhor João Feitosa dos Santos deu uma bronca nos políticos. “Cadê o prefeito da cidade de Araguaína?” Será que tá morando no exterior?” questionou lembrando que ele “ tanto prometeu” na campanha. Ainda  questionou “onde estão os vereadores?”.  A PM acompanhou e garantiu a segurança do protesto. E a rua foi liberada posteriormente.

Explicações da prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Araguaína informou  que tem total conhecimento da situação das ruas do Setor Tereza Hilário Ribeiro e está providenciando um trabalho temporário no local, enquanto estiver no período chuvoso. Ainda ressaltou que todo o bairro vai receber drenagem e asfalto. ”O projeto é em parceria com o Governo Estadual e já está em análise em Palmas. A previsão é de que ainda nesse primeiro semestre seja dado início ao trabalho no setor,” garante a prefeitura.