Ação Policial

Foragido é preso no circuito da folia após ser identificado por câmera de reconhecimento facial

Tecnologia aliada ao trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar levou mais segurança ao evento

Circuiito do carnaval é monitorado com sistema de reconhecimento facial
Foto: Divulgação/PC-TO

Um foragido da Justiça por crime de violência doméstica foi localizado pela Polícia Civil na noite deste domingo, 15. O homem, identificado pelas iniciais F.S.S., de 36 anos, foi detectado pelo sistema de reconhecimento facial durante os shows do CarnaPraça 2026 e foi detido pela Polícia Militar ainda no circuito da festa.

O suspeito era investigado no contexto da Lei Maria da Penha e teve a prisão preventiva decretada no último dia 3 de fevereiro pela Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Palmas. A medida foi tomada após o suspeito desrespeitar medidas protetivas. 

Este já é o segundo caso de foragido localizado dentro do circuito carnavalesco em Palmas através do uso da tecnologia. O Sistema de Reconhecimento Facial é o resultado de um esforço de dois anos. A instalação para o Carnapraça foi feita através de um convênio com a Agência de Tecnologia da Informação do Governo do Tocantins.

O Sistema usa a base de dados de pessoas procuradas pela Justiça para localizar fugitivos. Todo o circuito é monitorado por mais de 30 câmeras e parte delas estão dedicadas exclusivamente para esse fim.

O monitoramento é realizado pelas equipes de inteligência no Centro Integrado de Comando e Controle. O contato com as equipes de campo em patrulhamento no circuito é permanente. No caso da prisão deste domingo, o suspeito foi levado para a 1ª Central de Flagrantes da Polícia Civil e permanece à disposição da Justiça.

 

 Novo sistema é o resultado de dois anos de esforço - Divulgação PC/TO