Um homem foragido da Justiça do Tocantins por estupro de vulnerável foi encontrado e preso na manhã deste sábado, 14, no município de Santana do Araguaia, no Pará.
A captura ocorreu a partir de informações repassadas pela Polícia Civil do Tocantins, por meio da 59ª Delegacia de Polícia de Cristalândia, à Polícia Militar do Pará, que realizou as diligências e efetuou a abordagem do indivíduo no município.
Condenado a oito anos de reclusão em regime fechado pelo crime ocorrido em 2017, em Cristalândia, o indivíduo estava com mandado de prisão em aberto expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Cristalândia. Após diligências realizadas pela Polícia Militar em Santana do Araguaia (PA), o homem foi localizado e abordado, sendo confirmada a ordem judicial em seu desfavor pelo crime de estupro de vulnerável.
Diante da confirmação, foi dada voz de prisão e o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Santana do Araguaia para as providências legais, permanecendo à disposição da Justiça e devendo ser recambiado ao Tocantins.
A delegada titular da 59ª Delegacia de Polícia de Cristalândia, Jeannie Daier de Andrade, ressalta que a prisão é resultado do trabalho investigativo iniciado após a denúncia. A vítima, à época dos fatos com 11 anos, relatou que sofria abusos há pelo menos dois anos.
“Ele sempre alegou ser inocente, respondeu ao inquérito em liberdade, mas todas as evidências confirmaram o crime, tanto que foi condenado pela 2ª Vara Criminal de Cristalândia em 2018. Ainda assim, recorreu a todas as instâncias, que ratificaram a condenação. Agora, com a captura, o mandado de prisão foi cumprido e ele responderá pelo crime”, pontua.
A delegada também enfatiza a importância da atuação integrada entre as forças de segurança.
“A troca de informações entre as equipes foi fundamental para a localização e prisão do condenado em outro estado. A atuação conjunta demonstra o comprometimento das instituições em garantir o cumprimento das decisões judiciais e a responsabilização de autores de crimes graves”, conclui.
Após os procedimentos cabíveis, o homem foi recolhido ao sistema prisional do Estado do Pará, onde aguarda o recambiamento para o Tocantins, onde ficará à disposição da Justiça para o cumprimento da pena.



