Retirada de postes de bairro novo causa tumulto em Araguaína
Foto: AN

Moradores do Setor Deus é Fiel em Araguaína  protestaram na manhã desta sexta-feira (25) contra a Energisa, por retirar postes de energia do local. Na oportunidade, a comunidade fez barricadas numa das ruas para impedir a ação da concessionária e um cidadão acabou preso por desacato. 

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a revolta da comunidade, a barricada de pneus e galhadas e o fogo para obstruir uma das ruas. Um aparato policial deu apoio a ação e o Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar o fogo. 

A presidente do bairro, que não possui regularização, relatou que há postes de energia em quase todo o bairro, mas ainda falta três ruas. E os postes que estavam no chão seriam para completar e após isso, chegar a energia esperada há sete anos pela comunidade. 

Os postes das três ruas eles [da Energisa] estão colocando em cima de um caminhão para carregar. Aqui nós não tem água, não tem energia, aqui [são] 500 famílias. O que nós queremos é que (...) o poder público [tome] providencia. Enxergue a pessoa como ser humano. Desabafou, dona Irene. 

Toda a ação foi acompanhada pela PM e o comandante do 2º BPM, tenente-coronel Valdeonne Dias da Silva, pontuou que a Energisa “adentrou na área do bairro” para retirar alguns postes, que estavam no chão. Mas a comunidade ficou insatisfeita. Uma pessoa acabou presa e os postes foram retirados pela concessionária.

O que diz a Energisa

A Energisa informou em nota que "iniciou a regularização do fornecimento de energia no setor, mas houve embargo em função de disputa judicial da área. Sendo assim, a empresa está retirando os materiais e aguarda a resolução do caso na Justiça para poder dar continuidade".

Manifestação de moradores no bairro Deus é Fiel em Araguaína