Na categoria empreendimento, o 1º lugar ficou para o Hotel Relicário.
Foto: Marcos Sandes/Ascom Araguaína

Iniciam na próxima terça-feira, 8, as inscrições para o concurso Natal de Luz de Araguaína. As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas por meio do portal da Prefeitura www.araguaina.to.gov.br. Os vencedores nas categorias comercial/industrial e residencial receberão desconto de 70%, 50% ou 25% no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do próximo ano.

O secretário executivo da Cultura, Willamas Ferreira, explica que a decoração é livre, desde que exposta para a rua. “O tema natalino precisa ser instalado na parte externa do imóvel, como jardim, fachada ou vitrine”. As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de dezembro. Os nomes dos vencedores serão divulgados em 23 de dezembro.

Também deverão ser entregues registros fotográficos na Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, localizada na Avenida Bernardo Sayão, nº 499, no Entroncamento, das 12 às 18 horas. Os registros devem ser impressos em cores e por meio digital, em pen drive ou CD. Sendo no mínimo duas fotos diurnas e três fotos noturnas da decoração.

Natal de Luz 2018

Na categoria empreendimento, o primeiro lugar ficou para o Hotel Relicário, que recebeu nota 231,8, sendo que a nota máxima é 250. O gênero também teve premiação para segundo e terceiro lugares, respectivamente, o Restaurante e Pizzaria Via Filadélfia (214,4) ganhou 50% de desconto no IPTU e a Clínica Mundo dos Bichos (203,5) ficou com 30% de isenção.

Já na categoria residência houve apenas um concorrente, que recebeu o prêmio de primeiro lugar com isenção de 70% no pagamento do IPTU. A decoração da casa da moradora Zilma Pereira Gonçalves foi avaliada com nota 125.

Atenção aos critérios

Podem participar do concurso pessoas físicas ou jurídicas que estejam em dia com suas obrigações fiscais, conforme o edital que regulamenta o concurso, publicado no Diário Oficial nº 1.905, de 26 de setembro.

A decoração inscrita deverá ser montada a partir do dia 14 de dezembro, para análise técnica, e deverá permanecer até o dia 10 de janeiro do ano seguinte. A equipe avaliadora visitará os locais para análise dos critérios, que são eles: beleza, criatividade, inovação, identidade cultural e impacto visual da decoração diurna e noturna. Cada critério receberá uma pontuação, que irá de cinco a dez pontos.

A comissão julgadora será formada com sete representantes dos órgãos e entidades: secretarias municipais da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, de Planejamento e Tecnologia, também do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), da Câmara Municipal de Vereadores e da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara).