Educação

Conferência reúne educadores e discute propostas para avanço do ensino

Uma das proposições aprovadas em assembleia é que seja destinado mais recursos tecnológicos para professores e alunos

Vice-prefeito Marcus Marcelo, durante a abertura do evento
Foto: Marcos Sandes/Ascom

Araguaína realizou nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21, a Etapa Municipal da 4ª CONAE (Conferência Nacional de Educação), no auditório da Escola do Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, localizada no Setor Maracanã. O evento discutiu propostas para o avanço no ensino brasileiro e elegeu representantes para levar as melhores opções para próxima etapa da conferência, que é a estadual.
 
Na abertura, que foi transmitida pelo canal da Prefeitura no Youtube, o vice-prefeito de Araguaína, Marcus Marcelo, reafirmou o compromisso com a Educação. “O prefeito Wagner está valorizando e capacitando os professores para melhorar o ensino dos alunos de toda cidade, inclusive na zona rural, onde está construindo pontes para encurtar a distância até a escola. Este debate democrático é importante para melhorarmos ainda mais”.
 
Participam desse evento representantes do poder público, dos segmentos sociais e representantes educacionais de instituições federais, estaduais, municipais e privadas.
 
Proposta


Essa edição da CONAE trouxe para discussão três eixos: O PNE (Plano Nacional de Ensino) 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas; Uma escola para o futuro: tecnologias e conectividade a serviço da educação; e Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção. Uma das proposições aprovadas é que seja destinado mais recursos tecnológicos para professores e alunos.
 
Eleitos


As propostas aprovadas em assembleia para etapa estadual, que irá acontecer em 2022, em Palmas, serão defendidas por delegados também eleitos durante o evento. Os eleitos são: Andrelina Carvalho Martins, Dhiogo Thomaz Costa Lobato, Edson Soares Rodrigues, Elizabete de Souza Santos Batista, Franciane Mota da Silva, Iara Oliveira Barbosa, James Aguiar Araújo, Jordania Santana de Sousa, José Cleudes da Silva Aguiar, Lelia dos Santos Nascimento Brito, Luciana Soares França, Maria Eunice da Conceição Silva, Maria Jucileide Da Silva, Raimundo Filho Noleto da Silva, Raimundo Nonato Luz Cardoso, Rita de Cássia Carvalho do Amaral, Rosilene Gomes da Cruz Lima Parrião, Selma Ferreira Matheus, Waleks Sousa Silva e Welton John Lima de Freitas Rolim.