Rogério Srône Xerente se tornou o 1º indígena do Tocantins a exercer a advocacia.
Foto: Divulgação

Integrante da Rede Municipal de Educação de Tocantínia, onde atua como professor intercultural indígena na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, Rogério Srône Xerente, acaba de se tornar o décimo primeiro indígena advogado do Brasil e o primeiro no Estado do Tocantins.

Após ter colado grau em Direito, em fevereiro deste ano e ter sido aprovado no exame de ordem, Rogério Srône Xerente, recebeu a carteira profissional de advogado, durante solenidade na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, no último dia 14. 

Rogério tem 32 anos e nasceu na aldeia Funil, no município de Tocantínia e se tornou o 1º indígena do Estado a exercer a advocacia. 

O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, parabenizou o professor Rogério Srône Xerente, desejando-lhe muito sucesso na sua trajetória profissional como operador do Direito. 

Ficamos muito orgulhosos por testemunhar a trajetória vitoriosa de um filho de Tocantínia, oriundo da Nação Xerente que, com o seu trabalho e dedicação, vai rompendo barreiras e atingindo seus objetivos. Ressaltou  André Goveia.

História de conquistas

Tocantinense, Rogério Srône Xerente tem 32 anos, nasceu na aldeia Funil, município de Tocantínia. Começou a estudar aos 11 anos na aldeia, e aos 15 iniciou a 5ª série na cidade, época em que  aprendeu a sua segunda língua, o português.

Rogério Xerente é Professor indígena desde 2007 e atua na Escola Estadual Indígena Waipainerê, na Aldeia Serrinha. Também é professor intercultural indígena na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, em Tocantínia.

Possui Graduação em Educação Intercultural Indígena – Universidade Federal de Goiás (UFG), e Pós Graduação (especialização) em Culturas e Histórias dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Miracema.

Sua colação de grau no curso de Direito foi em fevereiro de 2019, mesmo ano em que foi aprovado no XXIX exame da OAB.