Notícias

Conheça o perigo por trás das dietas de internet

Dietas promovidas na internet, especialmente aquelas que prometem emagrecimento rápido, podem ser muito perigosas.

Principais perigos por trás das dietas de internet
Foto: Ilustrativa

Você está pensando em perder alguns quilos neste início de ano, mas tem medo de colocar sua saúde em risco? Então acompanhe este artigo e conheça o perigo por trás das dietas de internet.

Muitas pessoas que possuem o desejo de conquistar corpos mais magros e saudáveis buscam por dietas de internet. No entanto, na maioria das vezes acabam colocando suas saúdes em risco.

Dietas promovidas na internet, especialmente aquelas que prometem emagrecimento rápido, podem ser muito perigosas.

Isso porque a maioria delas conta com uma redução drástica de ingestão diária de calorias, sem mencionar aquelas que extinguem por completo o consumo de carboidratos, trazendo uma série de prejuízos para o funcionamento orgânico, como desnutrição, problemas relacionados ao sistema imunológico, alterações negativas no metabolismo e muito mais.

Ao procurar por refeições para emagrecer, procure montar um cardápio que faça um equilíbrio entre os nutrientes e promova uma variedade de sabores, de forma que o seu organismo se mantenha em dia, juntamente ao metabolismo rápido, sem afetar a sua saúde.

Principais perigos por trás das dietas de internet

Para te ajudar a entender melhor o perigo por trás das dietas de internet, preparamos este artigo para mostrar alguns dos principais problemas que elas podem promover. Acompanhe.

  1. Desnutrição

Dietas muito restritivas promovem um quadro de desnutrição que, em alguns casos, pode ser muito perigoso, levando a internações.

Isso acontece porque a redução alimentar brusca faz com que o organismo entre em colapso.

  1. Distúrbios alimentares

Um dos perigos mais graves que essas dietas de internet pode promover são os distúrbios alimentares.

Problemas como bulimia, anorexia e compulsão alimentar geralmente são promovidos por dietas restritas, aliadas a questões emocionais.

  1. Baixa do sistema imunológico

A maioria das dietas de internet possui uma baixa ingestão de calorias aliadas a uma alimentação pobre de nutrientes.

Isso pode desencadear uma série de problemas orgânicos, como uma baixa no sistema imunológico, que é o responsável pela manutenção da saúde do seu corpo.

  1. Longos períodos sem se alimentar

Algumas dietas pregam que passar por longos períodos sem ingerir alimentos é o melhor caminho para emagrecer de maneira rápida.

No entanto, isso pode ser muito perigoso, podendo promover desde fraqueza para o cumprimento de tarefas simples do dia a dia até desmaios.

  1. Shakes e medicamentos para emagrecer

Outro grande problema amplamente divulgado junto com essas dietas de internet são produtos que ajudam a potencializar o emagrecimento como cápsulas e shakes.

Por mais natural e aparentemente inofensivo que um medicamento pareça, é fundamental não o consumir sem orientação médica.

Qual a melhor maneira de emagrecer

Se deseja realmente emagrecer de maneira definitiva e com saúde, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que esse processo não será rápido.

Será preciso que você promova uma reeducação alimentar e mude alguns hábitos diários também.

O primeiro passo para emagrecer com saúde é buscar orientação profissional. Os planos de saúde empresariais, individuais ou coletivos e os postos de atendimento da saúde pública oferecem consultas e tratamentos com endocrinologistas e nutricionistas.

Esses profissionais são capacitados para entender melhor como seu metabolismo funciona e, baseado nisso e na sua rotina diária, promover dietas personalizadas que lhe ajudarão a emagrecer de maneira saudável e sem passar fome.

É importante que você saiba que mudar ou iniciar uma rotina de exercícios também será necessário para que possa conquistar mais saúde e um corpo realmente em forma.

Agora que você conhece os principais problemas e perigos por trás das dietas de internet, evite-as!

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net