Às vésperas do início da Copa do Mundo no Brasil, escolas tocantinenses se preparam para acompanhar a principal competição do futebol, enquanto aproveitam o momento para trabalhar a temática através de disciplinas escolares e estudos específicos sobre os 32 países que participam do evento. Por meio de ações interdisciplinares, as escolas desenvolvem atividades atrativas que envolvem alunos e professores.

Na Escola Estadual Dom Alano Marie Du Noday, o projeto “Dom Alano na Copa” divide a temática em três grupos específicos: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Humanas; e Matemática e Ciências da Natureza. Ao todo, cerca de 990 alunos de 23 turmas participam do projeto, que além dos estudos, envolve a ornamentação da escola e apresentações artísticas organizadas pelo Grêmio Estudantil da unidade.

De acordo com Luciana Pereira, uma das coordenadoras pedagógicas envolvidas com a iniciativa, a intenção é aproveitar o apelo que a Copa do Mundo possui para o aprendizado mais amplo dos alunos. “Nós dividimos o número de seleções pelas nossas turmas e cada uma está estudando questões culturais, econômicas, históricas, linguísticas e outras dentro das disciplinas tradicionais”, destaca a educadora, que coordena o projeto junto às professoras Greice Quele e Carmenlúcia Falcão.

Presidente do Grêmio da escola Dom Alano, Ricardo Dade da Paz Vieira acredita que o projeto ajuda a assimilar alguns assuntos discutidos em sala de aula, além de revelar talentos. “Tem alguns assuntos, principalmente nas áreas exatas, que ficaram mais leves e fáceis de serem aprendidos ao serem associados ao futebol, algo que a maioria gosta”, revela o aluno da 2ª série do ensino médio, que ainda destacou ter aprendido mais sobre os países participantes da Copa do Mundo.

Atenção aos pequenos

Outra unidade que entrou no clima da Copa foi a Escola Girassol de Tempo Integral Vila União, que também tem realizado trabalhos interdisciplinares junto aos alunos. Ali, o trabalho desenvolvido conta com atenção especial aos alunos mais novos.

“Primeiro nós fazemos uma roda de discussões sobre o futebol, a competição e os países que participam. Depois, os alunos desenvolvem, de forma livre, redações, frases de apoio à nossa seleção e desenhos sobre a Copa. Eles terminam aprendendo conteúdos novos e se divertindo ao mesmo tempo”, explicou o professor Adelino Gomes de Araújo.

Caso de Gabriela Parrião Dias, de 10 anos, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental. Empolgada com a chegada do primeiro Mundial que vai poder acompanhar, ela mostrou seu otimismo no desenho que fez em sala de aula. “Eu quis mostrar o mascote da Copa, a nossa bandeira e a taça, que eu quero muito que fique com o Brasil. Vamos ser campeões, Brasil”, frisou  a pequena torcedora.