Prefeitura de Araguaína adota protocolo para manejo de corpos por Covid-19.
Foto: Ilustrativa

Araguaína felizmente segue sem registro de morte por coronavírus, mas diante do elevado aumento de casos, a prefeitura se prepara para lidar com a eventual situação. Inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde já instituiu os protocolos para manejo de corpos de vítimas de Covid-19.

A portaria foi publicada na edição Nº 2.053 do Diário Oficial do Município (D.O.M) desta segunda-feira, 11. Conforme a portaria, o protocolo foi elaborado por causa do risco de transmissão infecciosa durante manejo de corpos ou em equipamentos de saúde, nos casos de morte por covid-19.

A publicação estabelece que mortos com suspeita de coronavírus em Araguaína terão velório com duas horas de duração e a presença de no máximo 10 pessoas. Fica também proibida a realização do velório em residências, hábito comum em Araguaína.

No caso de velório em local autorizado, deve haver disponibilidade de álcool gel e o caixão ficará fechado. A portaria também orienta que “deverá ser evitado a participação de crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica” em velórios de mortos por suspeitas da doença.

Já no caso da morte de uma pessoa com diagnóstico de Covid-19 não haverá velório. O corpo será cremado, sem o adeus da família. Nos casos de famílias carentes, a Funanc vai providenciar a cremação e os custos serão pagos pela prefeitura.

“Será contratada uma Funerária pelo Município para o preparo e recolhimento do corpo nos casos de óbitos confirmados ou suspeitos de COVID-19 dos domicílios e via pública quando assistido pelo SAMU. E nos casos hospitalares ficará responsável somente pelo recolhimento. Os corpos ficarão em seu estabelecimento por até 2 (duas) horas do horário do recolhimento”. Orienta a portaria.

O documento ainda traz orientações para os profissionais de saúde lidarem com os cadáveres de vítimas de Covid-19. Orienta o manejo desde a confirmação da morte, como retirar os aparelhos, identificar o corpo e transporte dentro do hospital. Além de como ensacar e colocar o corpo no caixão.

Recomenda ainda que os profissionais usem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e tomem todas medidas para evitar o contágio do coronavírus.