Mauro Carlesse
Foto: Esequias Araújo

O depoimento de Mauro Carlesse (PSL) na CPI da Covid-19 do Senado Federal foi marcado para o dia 2 de julho. A convocação foi aprovada no mês passado após um requerimento do senador Alessandro Vieira (Cidadania - SE). O governador deverá esclarecer os fatos investigados pela Polícia Federal na operação Operação Personale, que apurou o suposto superfaturamento na compra de máscaras no início da pandemia de coronavírus.

O cronograma de depoimento dos governadores convocados foi publicado pelo Senado Federal no Twitter nesta terça-feira (8).

Assim que soube da convocação, o governador Mauro Carlesse se manifestou em vídeo, divulgado nas redes sociais do governo, afirmando estar tranquilo e que não via problemas em depor na CPI. Contudo, ele e outros 17 governadores entraram com ação coletiva no Supremo para suspender depoimentos de nove chefes de Executivos estaduais. 

O critério para escolha dos nomes foi aqueles de estados que tenham tido operações deflagradas pela Polícia Federal no contexto do uso de recurso público da União destinado ao enfrentamento da covid-19.