Creche foi vistoriada pela Defesa Civil de Araguaína
Foto: Marcos Sandes/Ascom Araguaína

A Creche São José Operário, no Bairro JK, está sendo desativa por recomendação da Defesa Civil de Araguaína. Segundo levantamento do órgão, a medida é importante para garantir a segurança das 156 crianças atendidas, atualmente. Com isso, os alunos serão encaminhados para a creche Boanice Botelho Kalil, no mesmo setor, ou para a nova unidade do Setor São Miguel que será inaugurada para volta às aulas.

Além de melhor atendimento aos alunos, a mudança mantém o menor deslocamento para quem deixa a criança na creche. “Vamos levar os alunos da creche São José Operário para a creche Boanice Botelho Kalil e desta para a nova unidade do Setor São Miguel. O percurso entre elas é menor que um quilômetro, isso vai garantir que continuem na mesma região”, explicou o coordenador da Educação, Bredário Alves de Oliveira.

Laudo técnico

De acordo com o secretário de Defesa Civil, Ricardo Isaias, a creche que será desativa funciona fora dos padrões municipais. “Nós estamos nos antecipando para garantir a segurança das crianças e dos servidores. O local é uma casa alugada que já está com problemas nas paredes, na instalação elétrica, entre outros”, afirmou.

Distribuição planejada

Uma situação que contribuiu para as transferências planejadas é o fato de parte dos alunos da creche Boanice Botelho Kalil, no Bairro JK, residirem em setores mais próximos à nova unidade que será inaugurada. Das 269 crianças matriculadas, 82 pertencem ao setor São Miguel e outras 30 aos setores Aeroviário, Esplanada e Martins Jorge.

Investimento em educação

A creche do Setor São Miguel será a 14º nova unidade entregue para a comunidade com padrão de excelência, na gestão Dimas. Além dessas, mais seis foram reconstruídas. Totalizando a ampliação e reforma em 20 unidades de ensino. Todas as salas de aula da Rede Municipal de Ensino, urbanas e rurais, são climatizadas.

Desde 2013, a Prefeitura destina cerca de 40% do orçamento do Município na Educação araguainense. Mais de R$ 29 milhões, entre recursos federais e municipais, foram investidos na Educação nesse período.

Resultado comprovado

Como resultado das ações na área, feitos na melhoria das condições de trabalho e também na valorização dos professores, o Município tem sido premiado a nível nacional pela evolução nos seus índices educacionais, com o Prêmio Excelência em Educação, recebido do Instituto Ayrton Senna em 2015, e o Prêmio Excelência em Gestão Pedagógica e em Infraestrutura em 2016.

A Creche foi desativada por recomenda Defesa Civil