Com menos de um ano de implantação em Araguaína, o programa “Araguaína Cuida” já realizou de forma gratuita para a população da cidade mais de mil cirurgias eletivas. O projeto criado pelo prefeito de Araguaína e candidato à reeleição, Wagner Rodrigues (União Brasil), tem desafogado as filas do Estado no Hospital Regional de Araguaína, oferecendo à população cirurgias de laqueadura, vasectomia, procedimentos cirúrgicos gerais e ginecológicos.
“Cirurgias eletivas não são responsabilidade das prefeituras, cabe ao Estado oferecer de forma adequada este serviço, enquanto os municípios cuidam da rede básica de saúde. Mas assumimos parte desta responsabilidade pois sabemos o quanto a população sofre, aguardando por anos uma cirurgia no Hospital Regional, com isso estamos desafogando esta fila e dando dignidade ao araguainense”, explicou Wagner.
Como funciona
Os pacientes que precisam passar por cirurgia são direcionados por meio de um primeiro atendimento em uma das (UBS) Unidades Básicas de Saúde do Município, sendo direcionados para o atendimento com um especialista e então o encaminhamento para a cirurgia custeada pela Prefeitura de Araguaína.
“Descobri o mioma há um ano, mas fui deixando passar, até começar a sentir dores. Foi aí que eu conheci o programa, daí em diante foi muito rápido, trinta dias depois eu já fui chamada e fiz a cirurgia. Desde o início quando fiz a primeira consulta no postinho, até a cirurgia no hospital, o atendimento foi maravilhoso”, conta a cabeleireira Lorrany Pereira.
O Programa Araguaína Cuida é custeado com emenda parlamentar de R$ 3,5 milhões do senador Irajá (PSD) - parceiro de Araguaína -, repassada via Ministério da Saúde em convênio de serviços MAC (Média e Alta Complexidade). A proposta de Wagner Rodrigues para os próximos quatro anos é ampliar o serviço, incluindo mais especialidades de cirurgias e realizando mutirões de cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígios.