Notícias

Custodiados do Barra da Grota trabalham na reforma do Batalhão dos Bombeiros de Araguaína

Cinco custodiados da Unidade de Tratamento Penal da Barra da Grota trabalham na reforma do prédio

A reforma foi dividida em duas etapas, sendo a pintura do prédio e a revitalização da calçada
Foto: Divulgação/Seciju

Com a finalidade de promover melhorias em espaços, por meio do programa Reeduca Tocantins, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está contribuindo com a reforma do 2° Batalhão de Bombeiros Militar, utilizando a mão de obra de cinco custodiados da Unidade de Tratamento Penal da Barra da Grota.

A ação foi iniciada na primeira quinzena de dezembro e, conforme explica o chefe da Unidade, Paulo Freitas, a revitalização do prédio está dividida em duas etapas, sendo que, na primeira, os custodiados cuidaram da pintura externa do Batalhão.

A primeira etapa foi a pintura externa do prédio e, devido aos feriados de fim de ano, suspendemos as atividades da reforma, mas retomaremos em janeiro dando continuidade com a segunda etapa, na qual eles vão trabalhar com construção”.

Durante a segunda etapa da reforma, os custodiados irão realizar plantio de grama e a pintura do meio-fio, além da revitalização das calçadas. O chefe da Unidade ressalta ainda que a parceria traz benefícios às instituições envolvidas, bem como aos privados de liberdade.

“Ficamos felizes e é muito gratificante, porque estamos colaborando com a unidade do Corpo de Bombeiros, sendo que o Estado também é beneficiado com a mão de obra dos custodiados, garantindo também a remição de pena. Tanto o Estado quanto a sociedade só têm a ganhar com essas ações”, salientou.

O custodiado J.S.B., de 28 anos, conta que essa é a primeira vez que trabalha em uma ação fora da Unidade e poder contribuir com a otimização de espaços públicos com seu trabalho é uma maneira de contribuir com a sociedade. “Eu me sinto importante, pois viram em mim um potencial e me colocaram como qualificado para trabalhar na área externa. Para mim, é ótimo saber que estou trilhando um caminho que é correto para que eu esteja apto a retornar à sociedade”, frisou.

Programa Reeduca Tocantins

Idealizado pela Seciju, o Reeduca Tocantins fomenta a utilização da mão de obra de custodiados do Sistema Penal tocantinense para a realização de reparos e reformas em órgãos e escolas estaduais. Lançado no início deste ano, o Programa tem como objetivo fechar parcerias para dar um passo importante em projetos de reinserção social aliados às práticas de remição de pena, que reduzem o tempo do cárcere por meio do trabalho. Atualmente, os custodiados atuam na limpeza de ruas e na melhoria de praças e unidades penais, além de grandes reformas de órgãos públicos.