
Com a finalidade de promover melhorias em espaços, por meio do programa Reeduca Tocantins, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está contribuindo com a reforma do 2° Batalhão de Bombeiros Militar, utilizando a mão de obra de cinco custodiados da Unidade de Tratamento Penal da Barra da Grota.
A ação foi iniciada na primeira quinzena de dezembro e, conforme explica o chefe da Unidade, Paulo Freitas, a revitalização do prédio está dividida em duas etapas, sendo que, na primeira, os custodiados cuidaram da pintura externa do Batalhão.
“A primeira etapa foi a pintura externa do prédio e, devido aos feriados de fim de ano, suspendemos as atividades da reforma, mas retomaremos em janeiro dando continuidade com a segunda etapa, na qual eles vão trabalhar com construção”.
Durante a segunda etapa da reforma, os custodiados irão realizar plantio de grama e a pintura do meio-fio, além da revitalização das calçadas. O chefe da Unidade ressalta ainda que a parceria traz benefícios às instituições envolvidas, bem como aos privados de liberdade.
“Ficamos felizes e é muito gratificante, porque estamos colaborando com a unidade do Corpo de Bombeiros, sendo que o Estado também é beneficiado com a mão de obra dos custodiados, garantindo também a remição de pena. Tanto o Estado quanto a sociedade só têm a ganhar com essas ações”, salientou.
O custodiado J.S.B., de 28 anos, conta que essa é a primeira vez que trabalha em uma ação fora da Unidade e poder contribuir com a otimização de espaços públicos com seu trabalho é uma maneira de contribuir com a sociedade. “Eu me sinto importante, pois viram em mim um potencial e me colocaram como qualificado para trabalhar na área externa. Para mim, é ótimo saber que estou trilhando um caminho que é correto para que eu esteja apto a retornar à sociedade”, frisou.
Programa Reeduca Tocantins
Idealizado pela Seciju, o Reeduca Tocantins fomenta a utilização da mão de obra de custodiados do Sistema Penal tocantinense para a realização de reparos e reformas em órgãos e escolas estaduais. Lançado no início deste ano, o Programa tem como objetivo fechar parcerias para dar um passo importante em projetos de reinserção social aliados às práticas de remição de pena, que reduzem o tempo do cárcere por meio do trabalho. Atualmente, os custodiados atuam na limpeza de ruas e na melhoria de praças e unidades penais, além de grandes reformas de órgãos públicos.