
Araguaína recebeu nos últimos anos uma verdadeira transformação com asfalto de qualidade em vários bairros. Mas onde a infraestrutura ainda não chegou, os moradores sofrem com a precariedade de ruas. É o caso da rua Hugo de Oliveira Carvalho, no setor Maracanã, que está intrafegável.
Moradoras da localidade enviaram fotos e vídeos ao AN para mostrar a situação e cobrar uma resposta da prefeitura. A via está cheia de entulhos, buracos e crateras que ameaçam derrubar até postes da rede de energia. A rede de água também está toda exposta.
A moradora Carmelita Macedo, que vive há mais de 15 anos no local, conta que com as últimas chuvas a enxurrada foi tão forte que provocou uma rachadura na parede de sua casa, que vai da base até o telhado.
Ela teme que o poste de energia ao lado de sua casa possa cair, por causa do buraco que a enxurrada cavou na base.
“A enxurrada está cavando bem no cantinho da minha casa. Se der mais uma chuva, pode derrubar a parede. A parede rachou de fora a abaixo. Se der mais uma chuva, vai cavar ali na lateral. Tô com medo da minha casa cair. A nossa quadra é a que está mais prejudicada”. Desabafa.
A dona Maria das Dores Lima também contou as dificuldades com as erosões na rua. No momento apenas um pequeno espaço em terra firme permite a passagem até a casa dela.
“A situação aqui tá ruim demais. Meu muro aqui, se der mais uma chuva ele vai cair. O poste se der uma chuva ele vai cair e vai prejudicar todo mundo aqui”.
“Meus meninos trabalham e saem de madrugada pra ir pro serviço. Como é que eles sai (sic) aqui? Não tem como. Porque eles têm moto, se cair nesse buraco? Hoje minha menina quase cai nesse buraco. Meu neto já caiu ontem aqui nesse buraco”.
A moradora fez um apelo para que o poder público possa ao menos amenizar a situação.
“Vamos fazer alguma coisa aqui pra nóis. Porque nóis (sic) paga tudo direitim (sic). Nós nunca falha um mês. Só somos honestos. Nós paga nossos talões de água e de energia. Nós quer uma rua boa pra gente andar. Aqui se adoece um, não tem um cristão que vem aqui. Ninguém entra aqui.” Apelou dona Maria das Dores.
O que diz a Energisa
A reportagem questionou a Energisa sobre o risco de desabamento de dois postes de energia da via. A companhia informou que “equipes especializadas da Energisa foram prontamente mobilizadas para o local na manhã desta sexta-feira (05/04), com o objetivo de realizar uma avaliação detalhada de segurança no local e identificar a estratégia mais eficaz para resolver a situação de maneira segura e eficiente.”
O que diz a prefeitura de Araguaína
Em nota, a Prefeitura de Araguaína informou que a Defesa Civil tem monitorado a situação no Setor Maracanã e esclareceu que a “Rua Hugo de Carvalho está intrafegável devido ao processo erosivo na cabeceira do córrego Engano, desta forma o órgão busca um operacional para trabalhar a sustentação e proteção dos imóveis da região”.
O Município reforçou que são necessários ao menos três dias consecutivos sem chuvas para que seja possível a manutenção das vias.
A população pode contatar ou solicitar esse tipo de serviço na Secretaria da Infraestrutura pelo telefone: 3411-7092, e a Defesa Civil se mantém disponível 24 horas para atender os chamados da população e outros tipos de ocorrências por meio do telefone (63) 99973-9794 ou 199."