Vereador Jorge Carneiro em discurso na tribuna.
Foto: Reprodução

O vereador de Araguaína Sargento Jorge Ferreira Carneiro (Pros) pediu desculpas pela declaração polêmica dada na sessão da Câmara na última segunda-feira, 10.  O pedido ocorreu após o parlamentar ser denunciado pelo crime de homofobia ao Ministério Público do Tocantins (MPTO)

Toda a polêmica começou após o jornalista Stoff Vieira denunciar ao Ministério Públicoa e fazer matéria sobre vereadores que não usam máscaras durante as sessões. O vereador se manifestou com comentários de cunho sexual contra o jornalista.

"Tem pessoas que acho, que não tem o que fazer. Talvez tem que trocar de namorado, porque o que o namorado dele tá dando para ele não tá servindo. Tá pequeno. (...) Quem tá fazendo isso aí usa calça, mas tinha vontade de usar saia". Declarou o parlamentar.

Diante disso, na terça-feira (11) o Coletivo Somos protocolou denúncia de crime de homofobia na sede do MPTO em Palmas.  O grupo considerou a declaração de Carneiro como uma fala “perversa” e “postura imoral”.

Com a repercussão da polêmica, o vereador pediu desculpas nesta quarta-feira, 12, por meio de nota.

-Inicialmente esclareço, que em que pese, seja policial militar, tenho origens humildes, quem me conhece sabe que não sou possuidor de um vocabulário muito extenso e uso palavras simples e uma linguagem informal em meus pronunciamentos. Diz o começo da nota.

Sobre a declaração na Tribuna da Câmara direcionada ao jornalista Stoff Vieira,  o vereador Jorge Carneiro ponderou, baixando o tom. “Reconheço que utilizei de palavras inadequadas, que talvez tenham trazido uma interpretação diversa da que inicialmente eu pretendia.”  Disse, complementando.

"Diante disso, me retrato publicamente das palavras proferidas, peço desculpas a quem se sentiu ofendido, e coloco meu gabinete a disposição de qualquer cidadão Araguainense, para contribuir e esclarecer, como sempre esteve". Finaliza a nota.

Em nota, a Câmara de Araguaína frisou que o uso da Tribuna, feito pelo parlamentar, “é prerrogativa institucional e garantido conforme previsão em seu regimento interno”. Ressaltou que o vereador vem cumprindo devidamente com suas atividades parlamentares. Mas ponderou que a fala do parlamentar “não reflete a posição e opinião da Casa de Leis.”