Brigadistas realizam trabalho árduo contra os focos de incêndios
Foto: Fernando Alves

Já está disponível a partir deste domingo, 1º, mais um canal para realização de denúncias de crimes com fogo no Tocantins. O Whatsapp Ambiental recebe mensagens pelo número (63) 99988-0030 e tem o objetivo de intensificar as ações de combate às queimadas no Estado.

O recurso é da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Conforme a Semarh, o canal ficará disponível durante todo o período de estiagem e para melhor uso, os denunciantes devem ficar atentos e enviar o máximo de informações possível sobre o crime.

Como denunciar

Whatsapp Ambiental tem como objetivo dar celeridade nas ações de combate(Foto: Camila Mitye/Gov. TO)

Para validar a denúncia são necessárias fotos ou vídeos do fogo, horário em que viu o incêndio ou flagrante, descrição da cena e o local exato. As informações enviadas no Whatsapp Ambiental serão compiladas e enviadas ao Corpo de Bombeiros, que irá atuar imediatamente no local da queimada.

As informações também devem subsidiar os trabalhos de prevenção, educação e fiscalização ambiental junto ao Comitê do Fogo, que faz visitas aos municípios.

Neste ano, segundo a Semarh, foram feitas 2.141 visitas a propriedades rurais dos municípios ranqueados com maior número de focos de calor no ano passado. Ao todo foram 19 cidades foram visitadas.

O Comitê do Fogo, além de cadastrar as propriedades rurais leva informações sobre mecanismos de prevenção acerca do manejo do solo e da construção de aceiros, bem como do uso legal do fogo e das possíveis aplicações das leis para a repressão às atitudes irregulares.

Queimadas no Tocantins

Desde janeiro, o estado já acumula mais de 6,4 mil focos de queimadas. Menos da metade das prefeituras do Tocantins contratou brigadistas para combater queimadas durante o período seco em 2019. Dos 139 municípios, apenas 64 realizaram as contratações. Palmas é uma das cidades que está fora da lista. As informações são da Defesa Civil do Tocantins.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou a contratação de 60 brigadistas para atuação nas Unidades de Conservação (UC) do Tocantins. No mês de agosto grandes incêndios foram registrados na Serra do Lajeado e no Parque Estadual do Cantão, mas ambos foram controlados.

A atuação das Força Armadas no combate a incêndios foi autorizada pela presidência no Tocantins. Porém, ainda não houve uma ordem para que o exército comece a atuar.