Em requerimento apresentado durante a sessão plenária desta quinta-feira,03, a deputada estadual Josi Nunes(PMDB) solicitou a realização de uma audiência pública com os profissionais da educação.
De acordo com a propositura , o objetivo da Audiência será levantar os motivos da greve e mediar o diálogo com o Governo do Estado.“Estamos vivenciando nos últimos dias uma greve dos profissionais da educação que atingiu todo o Estado do Tocantins. Em virtude desta paralisação, milhares de alunos estão fora das salas de aula. Falta de investimento, enquadramento dos profissionais no Plano de Cargos e Salários com efeitos financeiros, valorização dos profissionais dentre outros, são alguns dos motivos alegados pela classe”, justificou a parlamentar.
Para a deputada, o Poder Legislativo não pode se furtar a sua responsabilidade de ouvir a classe e buscar o entendimento junto ao Poder Executivo. “Por essa razão estamos propondo a Comissão de Educação, a realização desta audiência pública, com sugestão de data para o dia 10 de abril próximo, para que possamos ouvir os servidores e tentar conciliar esta situação para por um fim a este conflito e assistir o retorno das aulas nas escolas públicas do Tocantins”, completou.
A greve dos professores começou no dia 24 de março e não há previsão para o retorno às aulas, apesar de decisão judicial declarando ilegal o movimento.