Política

Deputado Tiago Dimas garante recursos e acompanha reforma da Clínica Escola Mundo Autista em Araguaína

Obra viabilizada por emenda do parlamentar fortalece atendimento público a crianças com Transtorno do Espectro Autista e reforça a atuação do deputado na defesa das famílias tocantinenses

Deputado federal Tiago Dimas durante visita à Clínica-Escola Mundo Autista, em Araguaína
Foto: Alexandre Hilbert
O deputado federal Tiago Dimas (Podemos) visitou nesta segunda-feira, 02, a Clínica-Escola Mundo Autista, em Araguaína, unidade que passa por obra de reestruturação para ampliar e qualificar o atendimento gratuito às crianças com Transtorno do Espectro Autista.
 
A reforma do prédio está sendo executada com investimento de aproximadamente R$ 189,4 mil, viabilizado por emenda parlamentar do deputado, destinada ao custeio da Média e Alta Complexidade de saúde.
 
Durante a visita, Tiago Dimas acompanhou de perto as melhorias estruturais que incluem adequações de acessibilidade, segurança, revitalização de espaços internos, instalações sanitárias adaptadas e a criação de área coberta para atividades terapêuticas.
 
A iniciativa fortalece o funcionamento da única clínica-escola pública voltada exclusivamente ao atendimento de crianças autistas no Tocantins, referência nacional pelo modelo integrado de saúde e educação.

Referência no Brasil

A atuação do deputado Tiago Dimas também foi decisiva para dar visibilidade nacional à Clínica Escola Mundo Autista de Araguaína. Em agenda articulada pelo parlamentar, a unidade já recebeu (em 2021) a visita do ministro da Educação, ao lado do prefeito Wagner Rodrigues, quando foram apresentados o modelo de funcionamento da clínica e os resultados alcançados no atendimento a crianças, adolescentes e jovens com Transtorno do Espectro Autista. 
 

“Essa luta começa aqui em Araguaína, ouvindo as famílias, entendendo as necessidades reais das crianças e garantindo estrutura e atendimento digno. Mas ela não fica restrita ao município. É uma bandeira que eu levo para todo o Tocantins e para Brasília, e vou continuar firme nessa defesa, trabalhando para que as políticas públicas cheguem de verdade a quem mais precisa”, afirmou Tiago Dimas.

Prêmio nacional

O reconhecimento nacional da Clínica-Escola Mundo Autista também contou com atuação direta do deputado Tiago Dimas, que trabalhou para inserir a unidade na disputa pelo Prêmio Nise da Silveira, concedido pela Câmara dos Deputados em 2019, durante o primeiro mandato do deputado federal.
 
A clínica foi uma das cinco instituições premiadas em todo o Brasil, entre mais de 50 concorrentes, resultado que evidenciou a qualidade do atendimento oferecido em Araguaína e projetou nacionalmente um modelo público de cuidado, inclusão e apoio às famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Serviço extraordinário para as famílias

Estabelecimento municipal bancado pela Prefeitura de Araguaína, atualmente a Clínica-Escola Mundo Autista atende gratuitamente quase 700 crianças da cidade e região. Os serviços disponibilizados no município custariam no mínimo R$ 6 mil por mês em clínicas particulares do Brasil.

“O que Araguaína faz é um trabalho extraordinário. A grande maioria das famílias não teria qualquer condição de arcar de forma particular com essa grande gama de serviços. Eu sempre vou ser um parceiro da causa e clínica-escola pode contar comigo para o que precisar”, pontuou o deputado.

Postura firme no Congresso Nacional

Na Câmara dos Deputados, Tiago Dimas é reconhecido como um dos grandes defensores da causa do autismo no país. É autor de projeto que fortalece a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, defendendo a coordenação das ações pelo governo federal e a obrigatoriedade de programas voltados à saúde e à educação. Esse projeto, de número 1712/19, já foi aprovado pela Câmara e hoje está no Senado.
 
O parlamentar tocantinense também tem se posicionado contra decisões que representam retrocessos. O deputado criticou a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que restringiu a cobertura de tratamentos pelos planos de saúde, por entender que a medida penaliza diretamente pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares.
 
No Congresso Nacional, essa postura se soma à sua atuação legislativa em defesa de políticas públicas que garantam atendimento adequado na saúde e na educação especializada.