
Os deputados estaduais devem votar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) e com isso eleger, ao mesmo tempo, dois presidentes da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). A proposta é do parlamentar Ricardo Ayres (Republicanos).
Se aprovada, a PEC vai permitir que a Aleto eleja, em única eleição, a Mesa Diretora para comandar a Casa de Leis neste biênio (2022-2024) e também no próximo, 2024-2026. Atualmente, há eleição a cada dois anos para eleger a presidência do Legislativo.
A proposta polêmica foi idealizada pelo deputado estadual Ricardo Ayres (Republicanos), já conta com assinatura de outros nove parlamentares. A previsão é de que a PEC seja votada ao longo desta semana, que inicia nesta segunda-feira, 12.
“Pretende reforçar a renovação política nos quadros de chefia do Poder Legislativo para os períodos de dois anos, prezando pela eficiência dos serviços prestados por esta Casa, o que se mostra o mais saudável e recomendado para o exercício da legislatura”. Justifica Ricardo.
A PEC também já conta com assinatura do próprio Ricardo Ayres e de dois deputados que pretendem disputar a presidência da Assembleia: Cleiton Cardoso e Amélio Cayres.
Também já foi assinada pelos deputados Ivory de Lira (PCdoB), Jorge Frederico (Republicanos), Léo Barbosa (Republicanos), Olyntho Neto (Republicanos) e as deputadas Amália Santana (PT), Valderez Castelo Branco (Republicanos) e Vanda Monteiro (UB).