Notícias

Detran-TO inicia oficialmente movimento Maio Amarelo, com ações para prevenção de acidentes

A mobilização, que acontece simultaneamente no Estado e em todo Brasil, tem o objetivo conscientizar a população para a prevenção de acidentes de trânsito.

O movimento Maio Amarelo foi aberto oficialmente pelo Detran-TO, na manhã desta quinta-feira, 5, em Palmas.
Foto: Félix Carneiro

Com o tema nacional “Juntos Salvamos Vidas”, o movimento Maio Amarelo foi aberto oficialmente pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), na manhã desta quinta-feira, 5, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. A mobilização, que acontece simultaneamente no Estado e em todo Brasil, tem o objetivo conscientizar a população para a prevenção de acidentes de trânsito. 

O evento contou o pronunciamento do presidente do Detran/TO, Paulo Roberto Nogueira, em que abordou os propósitos do movimento Maio Amarelo, apresentou números sobre acidentes de trânsito no Tocantins e resumiu as ações desenvolvidas pela Autarquia Estadual de Trânsito. A Orquestra Sanfônica Graciosa animou a solenidade executando ritmos regionais.  

Estavam presentes no evento, o secretário-executivo de Segurança Pública do Tocantins, Reginaldo de Menezes Brito, representando o governador do Estado Wanderlei Barbosa, a policial rodoviária, Sara Machado, representando o superintende da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Almir Eustáquio da Silva, o diretor da Escola Elizângela Cardoso, José Antônio Gama, além de outras autoridades. Também participaram gerentes, diretores e servidores do Órgão de trânsito e comunidade.

A mobilização, que está sendo promovida desde o domingo, 1º, prossegue até a terça, 31, conta um conjunto de atividades.  Entre elas, 127 blitzes educativas e palestras em escolas, empresas e órgão públicos, com o intuito de conscientizar os condutores e pedestres para a importância de respeitar a legislação de trânsito e, consequentemente, tornar as vias públicas mais seguras e humanizadas.

A programação, também, terá uma série de atividades direcionadas à conscientização de visitantes sobre prevenção acidentes na 22º Agrotins 2022, da terça, 10, ao sábado, 14.  Além dessa ações estão previstas a distribuição de material impresso sobre o tema da campanha na Semana da Saúde, da segunda, 16, à sexta, 20, na sede do Detran/TO, e uma ação junto a mototaxistas e motofrentistas, na quarta, 18, na Avenida Juscelino Kubitschek, em Palmas, e palestras/workshop, da terça, 24, à quinta, 26, na sede da Autarquia estadual de trânsito. 

Para divulgar a mensagem do movimento e conscientizar a população, o Detran/TO programou ainda a realização de um passeio ciclístico, com a participação de servidores e da comunidade, com um percurso de 10 quilômetros, no sábado, 28, e o encerramento das atividades, na terça, 31.   

De acordo com o presidente do Detran/TO, Paulo Roberto Nogueira, a mobilização é extremamente importante para a conscientização de pedestres e condutores de que todos são responsáveis por um trânsito mais seguro e humanizado. “O Maio Amarelo tem o propósito de ser um mês de atenção para o número elevado de acidentes de trânsito e mortes. Um mês que em nosso Estado e no Brasil está sendo realizado uma intensa mobilização, com atividades em diversas áreas, no sentido de conscientizar e mobilizar a sociedade para a importância que cada um tem neste processo de tentar reduzir o número acidentes e, por consequência, de feridos e mortos”, afirmou.

Segundo um dos responsáveis pelo Maio Amarelo no Tocantins, o pedagogo do Detran/TO, Deusimar Santana, infelizmente em termos proporcionais, mesmo o Tocantins sendo um estado jovem, têm número de acidentes que supera proporcionalmente outras unidades da federação, com maior número de habitantes. “Por isso essas atividades voltadas a conscientizar a população têm tanta importância, pois a gente percebe neste trabalho, que conseguir uma mudança cultural é extremamente difícil, mas quando trabalhamos com a criança, o jovem e o adolescente, estamos formando novos condutores e acreditamos muito nisso”, concluiu.   

O Governo do Tocantins, por meio do Detran/TO, atua para desenvolver ações voltadas a conscientizar a população de que todos são responsáveis por diminuir a quantidade de acidentes nas vias públicas, atuando sempre para garantir uma melhor qualidade de vida da população tocantinense.

Foto: Félix Carneiro

Foto: Félix Carneiro