No Tocantins, os terminais de Porto Nacional e Palmeirante auxiliam no transporte de grãos e farelo.
Foto: Divulgação

O Dia do Maquinista Ferroviário foi comemorado neste domingo, 20, em todo o país e a VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, reúne muitas histórias de quem dedica à vida ao vai e vem dos trens.

No Tocantins, dois grandes terminais, Porto Nacional e Palmeirante, auxiliam no transporte de grãos e farelo. Desde 2016, já foram transportados mais de 13,5 milhões toneladas de grãos nos dois terminais, mostrando assim o potencial do Tocantins.

Todo esse trabalho é realizado pelos maquinistas. Em toda a ferrovia, cerca de 1.140 profissionais trabalhando para garantir o escoamento da carga nos portos com segurança. Já no corredor centro-norte, correspondente aos estados do Tocantins e Maranhão, são 120 profissionais.

Rômulo Abreu Morais é maquinista há 11 anos e sente orgulho da profissão que escolheu. “É um desafio gratificante porque todos os dias é possível dar o melhor de si. É ótimo trabalhar em uma ferrovia, todas as minhas conquistas e o que tenho vêm daqui”, conta.

Rômulo opera nos Estados do Tocantins e Maranhão, entre as cidades de Porto Franco- MA a Palmeirante-TO  e conduz 160 vagões, operado por duas locomotivas. Ele relembra que todo esse trabalho levou tempo. “Precisei passar por aulas teóricas e de manobras no pátio até conduzir a primeira composição. Trabalhamos com uma responsabilidade muito grande”. 

O orgulho de conduzir as riquezas nacionais é revelado no entusiasmo das palavras quando Rômulo destaca a constante evolução que o trabalho oferece. “Cada dia tenho um aprendizado novo, estamos sempre em constante mudança, e isso me motiva sempre”, finaliza.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos quatro anos e a melhor do segmento de Serviços de Transporte pela Istoé Dinheiro em 2018, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.