Notícias

Dicas falsas para o combate à COVID-19 podem ser prejudiciais à saúde

Soluções salinas usadas na lavagem do nariz, gargarejo com água, vinagre e sal e comer alho não combatem o coronavírus

Até o momento não há nenhum medicamento, substância, vitamina, vacina ou alimentos específicos que possam prevenir a infecção pelo novo coronavírus.
Foto: Divulgação

Com o avanço diário de casos de contágio pelo novo coronavírus (COVID-19) no Brasil e no mundo, muitas pessoas acabam buscando soluções caseiras e dicas para tentar combater a doença. Neste cenário se sobressai o poder das redes sociais com diversas dicas de saúde, variando de algumas inúteis a relativamente inofensivas até outras muito perigosas.

Não é verdade!

Recentemente, pelas redes sociais, mensagens afirmavam que fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre eliminaria o coronavírus. Mas a notícia é #FAKE, como conta o otorrinolaringologista, Daniel Nunes.

?Notícias como essas, mesmo sendo comuns, são totalmente falsas. Soluções salinas usadas na lavagem do nariz, gargarejo com água, vinagre e sal e comer alho para prevenir infecções, inclusive de coronavírus, não procedem. Embora seja um alimento saudável que possa ter algumas propriedades antimicrobianas, não há provas de que comer alho possa proteger as pessoas do novo coronavírus. Assim como não tem nenhuma comprovação sobre o gargarejo e a lavagem do nariz com sal para prevenir infecções respiratórias?, afirma Daniel.

Locais arejados

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento não há nenhum medicamento, substância, vitamina, vacina ou alimentos específicos que possam prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

A COVID-19 é transmitida de uma pessoa para outra, por gotículas de saliva ou secreções de espirros, tosse ou fala de pessoas contaminadas que atinjam olhos, nariz ou boca de outra pessoa. Também pode acontecer pelas mãos após o contato com superfícies contaminadas e posterior contato com olhos, nariz e boca.

?Quando o vírus entra no organismo, não há como matá-lo: seu corpo apenas precisa combatê-lo. Deixar os locais bem arejados é uma das saídas para a não propagação de vírus e a redução no número de pessoas com doenças respiratórias.  Ao invadir uma célula de qualquer organismo vivo, os vírus podem desencadear doenças comuns que geralmente causam febre, dor de cabeça e no corpo, além da falta de apetite e indisposição? explica médico o otorrinolaringologista.

Recomendações sobre o coronavírus

A Organização Mundial da Saúde recomenda que seja feita frequentemente a lavagem das mãos com água e sabão e a limpeza de superfícies, como móveis, celulares e corrimão com álcool 70%, desinfetantes ou água sanitária. 

Também é recomendado evitar o compartilhamento de copos, talheres e toalhas. Evitar apoios de mão no transporte coletivo, maçanetas, botões de elevador ou corrimões também é fundamental nesta prevenção.

A limpeza de todos os cômodos dificulta a transmissão do vírus. É recomendável fazer a higienização de pisos e banheiros duas vezes ao dia.