Candidato Ronaldo Dimas ingressou AIJE contra o candidato à reeleição Wanderlei.
Foto: Edição/AN

O candidato a governador Ronaldo Dimas (PL) acionou a Justiça Eleitoral para tentar barrar a candidatura do seu principal adversário, Wanderlei Barbosa (Republicanos). A ação foi proposta nesta terça-feira, 27, às vésperas do primeiro turno da eleição.

No atual cenário, Dimas é o segundo colocado nas principais pesquisas de intenções de voto. Já Wanderlei Barbosa é o primeiro colocado. Inclusive, a última pesquisa Ipec, divulgada dia 20, apontou Wanderlei com 57% dos votos válidos e Dimas, com 21%. Isto é, uma diferença de 36% e pelos números, Wanderlei vence no 1º turno.

Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) é assinada por nove advogados e possui 70 páginas. Nela, Dimas acusa a campanha de Wanderlei Barbosa de gasto ilícito, abuso de poder econômico e de uso indevido de meio de comunicação social.

Neste sentido, aponta que a campanha de Wanderlei contratou ao menos 27 influenciadores digitais. Menciona que, a partir de 7 de setembro, houve “forte intervenção de influenciadores da internet Tocantinense, em prol da divulgação da campanha do Governador Wanderlei Barbosa.”

O documento também cita as contratações temporárias, alvos de outra Aije proposta pelo candidato a governador Irajá Silvestre (PSD).  No final da ação, o Jurídico de Dimas pede à Justiça a quebra do sigilo bancário dos 27 influenciadores.

Também quer que a Justiça obrigue o Estado a apresentar, no prazo de 48 horas, a relação dos contratos temporários, entre 21 de outubro de 2021 e 2 de outubro de 2022. Além disso, solicita à Justiça que decrete a cassação dos registros de candidatura de Wanderlei Barbosa e Laurez Moureira, vice na chapa.

Ou, acaso eleitos, a declaração judicial de impedimento de diplomação, diante da gravidade dos fatos, e, se já diplomados, seja decretada a perda dos diplomas por ventura expedidos.” Finaliza o documento.

O outro lado

O Estado se manifestou nesta terça-feira, 27, sobre os contratos temporários, reforçando que tudo está dentro da Lei. Pontuou que 80% dos contratos temporários foram atender as demandas das áreas da Saúde e Educação. 
 
A assessoria de campanha do governador Wanderlei se manifestou em nota sobre a AIje proposta pelo adversário Ronaldo Dimas.  Afirmou que nesta reta final a oposição está fazendo de tudo para tentar alterar a previsão de todas as pesquisas eleitorais que mostram sua reeleição já no primeiro turno.
 
"A campanha de Wanderlei Barbosa conta com dezenas de milhares de apoiadores, engajados de forma espontânea. Essa onda de denuncismo já era esperada e está sendo prontamente respondida pelo nosso departamento jurídico", pontua a nota. .

Por fim, a nota destaca que "enquanto isso, seguimos firmes trabalhando em nossa campanha, levando as nossas propostas e o nosso entusiasmo a todas as regiões do Tocantins. Enquanto a oposição espalha Fake News e denúncias infundadas Wanderlei Barbosa propaga o amor e a verdade". Finaliza.