Dimas afirma que projeto de seu Governo é para 20 anos e a Burocaína é coisa do passado

Seguindo a rodada de entrevistas do portal Araguaína Notícias com os candidatos à prefeitura de Araguaína, o sexto entrevistado (ordem alfabética) é o candidato à reeleição Ronaldo Dimas, do Partido Republicano (PR).

Candidato afirmou que seu planejamento para a cidade de Araguaína não se restringe apenas a um mandato, que trata-se de um projeto para os próximos 20 anos.  Alfinetou o governo de Marcelo Miranda "só calote" e pediu para a população ?não se aventurar?, pois a "Buracaína é coisa do passado". Para Segurança defendeu implantação da guarda municipal acompanhada do serviço de videomonitoramento.

Confira!

1.AN ? Por que que o senhor decidiu disputar a reeleição?

Dimas ? Nós estamos com um planejamento pra cidade que não é só de 4 anos, o projeto que a gente tá fazendo é pra 20 anos de cidade. Então tem muitas ainda coisas pra realizar e consolidar. Isse é o maior objetivo, consolidar de forma que os próximos que sucederem deem continuidade a ele.

2. AN ? Qual é a prioridade pra o seu plano de governo para a cidade de Araguaína?

Dimas - Olha, depende da área. A cidade toda tem muitas questões a serem resolvidas... Infraestrutura, saúde, educação ? menos um pouco?, mas o avanço agora passa a ser o tempo integral nas creches e escolas. Na saúde, a construção de um hospital com a implantação da Clínica da Mulher. A gente tem a conclusão do centro de Especialidades em Reabilitação, a parte de infraestrutura, objetivo chegar nos bairros já que praticamente a gente tá finalizando o atendimento ao centro, as vias principais. Diversos bairros tão sendo atendidos, mas ainda há muitos para serem contemplados. O Centro de Convenções que a gente já tem recursos alocados no Orçamento Geral da União, a Feirinha que também do mesmo jeito, já temos recursos no Orçamento da União, um convênio firmado no Ministério da Agricultura. Então, obras importantes ainda pra serem concluídas e algumas iniciadas e feitas na próxima gestão, no próximo mandato.

3. AN ? O seu Plano de governo menciona a implantação do sistema de vídeo monitoramento no centro da cidade, inclusive que foi uma promessa na campanha passada. De que forma esse sistema poderá reduzir a criminalidade em Araguaína ou contribuir para a segurança pública?

Dimas ? Ajuda em tecnologia. Nós aprovamos esse projeto completo no Ministério da Justiça, aprovei também no governo do Estado, cheguei a fazer um convênio com o governo do Estado, de 1 milhão de reais, pra parte central e a primeira parte dele que infelizmente nunca repassou. O governo [do estado] como sempre: calote. O governo federal, a gente tá com isso bem adiantado e encaminhado. Mas como a ineficiência do governo, a insegurança, o fato é que nós estamos sendo obrigados a implantar a Guarda Municipal e eu vou implantar a Guarda Municipal com tecnologia incorporada. Não é somente botar homens na rua, mas coloca-los na rua com equipamentos adequados, veículos, armamentos, treinamento adequado. Mais do que isso, com vídeo monitoramento junto porque isso agiliza demais no combate a criminalidade. Uma viatura, que por exemplo, fica rodando feito barata tonta hoje, com o vídeo monitoramento isso não vai acontecer. Dobra ou triplica a força de combate à criminalidade quando você sabe o que tá acontecendo por toda cidade.

4. O vídeomonitoramento será gerido pela guarda municipal? E como vai funcionar?

Dimas ? Sim. Duas centrais, uma na agência de Segurança do Município ?Agência de segurança, transporte e trânsito vai ser a mesma ?, a outra seria na própria Polícia Militar, porque eu não vejo o trabalho da Guarda [Municipal] isolado da polícia. É um trabalho complementar.  A questão da segurança não vai ser resolvida exclusivamente com guarda. Polícia é que é que é a responsabilidade do Estado e é responsável maior pela segurança. Polícia é que prende, polícia é que corre atrás, embora a guarda faça a prisão, mas tem que levar pra polícia. A responsabilidade maior continua sendo da Polícia Militar, da Polícia Civil, ou seja, do governo do Estado.

5. Tradicionalmente, as pessoas que moram nos  bairros mais afastados recebem mais atenção por ocasião do período eleitoral. Haverá algum compromisso com a infraestrutura urbana nos bairros mais afastados?

Dimas ? Nós já estamos fazendo os bairros afastados. O Maracanã, o Universitário recebeu pavimentação, o Céu Azul. Também o Itaipú, Palmas, Alto Bonito, a gente já fez boa parte do Nova Araguaína, Vila Ribeiro, estamos fazendo o Araguaína Sul II, estamos expandindo o trabalho por toda a cidade. O que a gente tem feito é o trabalho planejado. Primeiro as vias principais onde todos trafegam de suas casas para o trabalho e vice versa, ou pras compras; segundo o centro que é o pulmão econômico da cidade, o comércio tá todo ali e isso gera muito emprego e renda, então a gente tem que tá com isso bem cuidado sempre. Eu acredito, muito bem avaliado pela população porque sabe que tá chegando ali um sistema de extrema qualidade.

6. AN -  O que o senhor pretende fazer de diferente em um eventual segundo mandato?

 Dimas ? Olha, nós estamos transformando muito a realidade da cidade. Então temos obras extremamente importantes e que vão impactar demais a nossa comunidade. A Via Lago, já já tá pronta.  O Centro de convenções, na hora que tiver [pronto], também outra. A gente tá com um trabalho já bastante adiantado com relação ao Paço Municipal que também acredito que vai impactar bastante quando estiver concluído e, eu imagino que a gente tenha a frente uma missão muito grande em relação à proteção das nascentes do Neblina, cujo parque está sendo criado através do Plano Diretor, que vai de fato fazer,  ter além de espaço e lazer, vai se ter um papel muito importante na macrodrenagem urbana, que é um outro ponto fundamental. A macrodrenagem com algumas vias de acesso nas suas margens, as bacias de detenção. Então tem muito aí pra fazer, e obras que, não tenho dúvidas, são bastante impactantes. Mas também tem a parte social, saúde e educação sempre prioridades absolutas. E a gente vai avançar ainda mais. Fazer a marcação de consultas não somente dos médicos, como acontece hoje, mas dos dentistas também, ampliar o horário de atendimento dos postos de saúde das 7 às 19 horas, acho que isso ia ajudar bastante a comunidade. A gente tá com esse crédito de até 5 mil reais, para as pessoas que tem a sua casa, mas ainda falta rebocar, falta pintar ou  fazer um muro. Eu acho que isso vai impactar bastante, positivamente a população da cidade.

7. AN ? Falando em obras, o seu plano de governo atribui a crise avassaladora como um fator para a não realização de muitas obras. Como pretende buscar recursos diante da crise econômica que o país enfrenta?

Dimas ? Nós temos muito mais obras do que, por exemplo, eu falei. Tanto de escolas, creches, unidades básicas de saúde... eu nem falava muito em construir isso e no entanto construímos diversas unidades. Por outro lado, as escolas de tempo integral e as clínicas de especialidades estão em andamento. Pavimentação, eu garanti recursos que são suficientes para fazer mais do que eu previ. É claro que não chegamos a concluir exatamente pelo momento econômico que o Brasil atravessa. Antes a história era que "não tem projetos, mas tem dinheiro", e a gente apresentou os projetos. Comigo acabou essa história de não ter projeto, aprovamos muitos projetos, no governo federal principalmente, no governo do Estado alguns, embora a maioria tenha gerado problema porque o dinheiro nunca chega e... a Feirinha é um caso desses. Eu deixei de buscar recursos do governo federal que eu tive a garantia do governo do Estado pra fazer e acabamos assinando, mas o recurso que nunca veio. Mas o fato é que as obras andaram aqui. Na hora que entrou a crise eu unifiquei secretarias, reduzi o curso da máquina, reduzi pessoal, a gente fez o dever de casa. Isso me deu uma capacidade de, vindo ou não recursos de lá, a gente priorizando sempre duas, três, quatro, cinco obras ? dependendo do valor ? a gente fizesse os pagamentos em dia pra na hora que viesse o recurso do governo federal, retornar aos cofres públicos. Então, é assim que a gente tá fazendo e gerindo num momento de dificuldades. São muitos poucos lugares que estão conseguindo passar essa crise da forma que Araguaína tem vencido ela.

Considerações finais

Dimas - A questão básica é: Araguaína mudou nesses três anos? Porque nem quatro são ainda. Nesses três anos você sentiu uma modificação grande? Nós estamos trabalhando pra isso. A buracaína é coisa do passado, espero que a população não queira a buracaína de volta, nem se aventurar aí em pessoas inexperientes, sem conhecimento adequado. A gente vê com clareza candidatos se escondendo, governador se escondendo atrás de dois candidatos, e me parece que o objetivo é só tomar o poder pra que a cidade seja transformada num governo do Estado aqui. Basta a gestão desastrosa que tem ocorrido. Então é a hora de analisar, a hora de verificar e... nós temos muito pra fazer. Eu quero é que a cidade orgulhe mais ainda. Nós que moramos aqui e de fato propicie um lugar bastante agradável pra gente criar e cuidar das nossas famílias.