
No dia em que Araguaína zerou os casos confirmados de Covid-19, prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) baixou um novo decreto nesta quarta-feira (15) autorizando a abertura de academias, restaurantes e similares. O funcionamento destes estabelecimentos estava suspenso há um mês, como medida preventiva contra o coronavírus.
Em 16 de março, Dimas decretou a suspensão das aulas, o funcionamento de bares, restaurantes e academias. Além da proibição de shows, eventos com mais de 100 pessoas e fechamento de boates, casas noturnas, cinemas e similares.
Dimas já decretou também o atendimento presencial no comércio, mas depois recuou e flexibilizou as medidas. Já no decreto de ontem, após a cidade zerar os casos de Covid-19, Dimas autorizou o funcionamento de academias, bares e outros estabelecimentos, após cobranças de empresários.
Estabelecimentos autorizados a funcionar
O artigo 2º do decreto estabelece quais estabelecimentos estão autorizados a funcionar a partir desta quinta-feira, 16. São eles: restaurantes, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência, bombonieres, food trucks, trailers, açaiterias, pizzarias, sanduicherias e similares .
Além disso, o decreto estabelece as medidas preventivas contra a Covid-19 a serem adotadas pelos estabelecimentos: afastamento mínimo de 2 (dois) metros entre mesas (medido de cadeira a cadeira), máximo de 6 (seis) cadeiras por mesa, limite máximo de 100 (cem) clientes atendidos simultaneamente.
Também impõe o fechamento obrigatório dos estabelecimentos das 11:00 horas da noite às 05:00 horas da manhã.
Funcionamento das academias
O decreto traz um inciso dedicado aos cuidados que as academias devem adotar durante o funcionamento. São eles: máximo de 1 (um) equipamento a cada 10 (dez) metros quadrados. Também devendo ser observadas regras exigidas pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica Municipal que é responsável pela autorização ou não do funcionamento.
O mesmo decreto estabelece mudança no funcionamento das clínicas odontológicas. O atendimento será exclusivamente com hora marcada, sendo aceitável a permanência em espera de apenas um cliente, desde que mantido espaço mínimo de 4 (quatro) metros entre cadeiras de atendimento e obedecido o protocolo do Conselho Federal de Odontologia.
Continua suspensos
Já os bares continuam fechados e as aulas seguem suspensas. Continua proíbido shows, funcionamento de boates, casas noturnas e eventos com mais de 100 pessoas. O decreto assinado pelo prefeito Ronaldo Dimas foi publicado na edição de Nº 2.038 do Diário Oficial do Munícipio, nesta quarta-feira, 15.