Ronaldo Dimas comenta balanço de 8 anos de gestão.
Foto: Reprodução Redes Sociais

Nas vésperas de deixar o cargo, o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) concedeu entrevista exclusiva ao AN. Ele relembrou seus oito anos de mandato à frente da prefeitura de Araguaína e garantiu que não se arrepende de nada. Citou um grupo empresarial “amaldiçoado” e projeto ambicioso para a cidade.

O conteúdo da entrevista foi divido em duas matérias, esta com o balanço de gestão e outra sobre os planos para o futuro, assim que passar a faixa de prefeito ao sucessor Wagner Rodrigues (SD). Leia aqui.

Infraestrutura, educação e saúde
 

De início, Ronaldo mencionou que ao assumir o cargo em 2013 a população estava “desanimada” com a cidade, mas isso mudou durante seus dois mandatos. Também elencou as principais mudanças ocorridas, consideradas por ele como fundamentais na infraestrutura, educação e saúde.

A cidade estava um verdadeiro caos. Em relação a estrutura física, estrutura econômica complicada. As pessoas desanimadas com a cidade. Hoje a cidade é acolhedora, agradável. Em todas as áreas foram muitas mudanças. Frisou, acrescentando.

Via Lago, Parque Cimba, praças. Vejo uma mudança crucial também na educação. (...) Não tinha creche, era uma briga por creche. Isso literalmente foi resolvido. A qualidade dos serviços de educação do município [é] referência.

Evolução foi gigantesca. Com vários espaços especializados. UTI Infantil, cirurgias cardíacas infantis. A gente agora entrando na oncologia infantil. O Hospital Municipal com uma sede nova. (...) Um centro especializado em Reabilitação (CER) e a Prevenção Oncológica, principalmente voltada para a mulher. Uma estrutura diferenciada.

Sede própria do Hospital Municipal  no setor Jardim das Flores

Obra mais importante

Dimas diz ser difícil apontar a mais importante de sua gestão, mas relatou que se emociona muito ao fazer a entrega de uma casa. “É uma mudança grandiosa de uma família.” Citou também importantes obras, como o Parque Cimba, a Via Lago e a Via Norte, que causaram mudanças na cidade de Araguaína.

Não se arrepende de nada

O prefeito Ronaldo Dimas afirmou que, apesar das ações consideradas impopulares, fez o melhor que pode por Araguaína. Lembrou do importante papel da Câmara para aprovar as mudanças necessárias e agradeceu ao araguainense pela compreensão. Admitiu que poderia ter feito melhor, mas ponderou que não se arrepende de nenhum ato.

Não tenho arrependimento, só tenho é agradecimento. Claro, passamos por momentos complicados, mal interpretados, mas nada que me arrependa. O caminho correto era o que trilhamos. Não me arrependo de absolutamente nada. Às vezes poderia ter feito melhor, mas ninguém é perfeito. Acho que fiz o melhor que pude nesses oito anos.

Complexo Via Lago e o grupo amaldiçoado

Dimas diz que há um equívoco sobre a ideia de fracasso do Complexo Via Lago. Explicou que foi um sucesso, pois obras importantes que estão no projeto foram concluídas como a Via Lago, o Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma. E o Lago Center Shopping que será construído às margens do Lago Azul. 

Foi um sucesso total a Via Lago. Olha o tanto de empreendimento que já estão surgindo ali, iniciando. O maior complexo (...) de negócios do Tocantins é ali. Ali serão gerados milhares de empregos. Agora, o que houve, foi um prejuízo imenso [de 30 milhões] ao poder público. Considerou Dimas, acrescentando.

Infelizmente, até a própria Justiça foi enganada por um grupo amaldiçoado, que apareceu aqui em Araguaína. Essa é a grande realidade. O que conseguiram foi dar um prejuízo de mais de R$ 30 milhões. Hoje era para estarmos com o nosso Centro Administrativo já em funcionamento, que era a contrapartida para a aquisição da área.  Alfinetou.

Transporte público

Ao falar sobre transporte público, Dimas frisou ser “importante lembrar do passado” do tempo da Viação Lontra. “Os ônibus (...) aquilo nem podia ser chamado de transporte. Caindo aos pedaços.” Assegurou que transporte é extremamente difícil em todo o Brasil e que a prefeitura fez diversas ações para viabilizar.

Disse que a Passaredo tem contrato de 25 anos para atuar no transporte em Araguaína e que a prefeitura entra com subsidio na média de R$ 1,8 milhão por ano. “Para funcionar minimamente. (...) Todas as opções foram avaliadas.  E no final, estamos nos rendendo a uma condição que de certa forma é nova (...) que é o táxi-lotação.” Explicou, citando a chegada dos motoristas de aplicativos e as inovações na área.

 

Enfrentamento à pandemia

Ronaldo pontuou que a pandemia foi um grande desafio, algo inicialmente inexplicável e lamentou que muitos araguainenses perderam a vida com a covid-19.“Fico muito sentido com isso.”

Por outro lado, diz que tomou medidas “proativas” e Araguaína se tornou referência no enfrentamento da doença. “A primeira cidade que tornou obrigatório, no Brasil, o uso de máscara”.

Nós partimos pra cima. Fizemos Hospital de Campanha, depois construímos a primeira etapa do Hospital Municipal Eduardo Medrado. Buscamos país a fora, mundo a fora, soluções melhores para enfrentar e combater a doença. (...) No final, ela [covid] vai deixar um legado. O legado de UTIs, novo Hospital. Espero que a vacina venha logo.

Projeto ambicioso

Construção da Via Norte vai beneficiar comunidades de 30 bairros.

Dimas falou sobre a construção do ambicioso projeto da da Via Norte, em fase de execução.

Ele é só parte de um projeto maior, e muito mais ambicioso ainda, que é o Águas de Araguaína. Além da Via Norte, nós temos outras avenidas. Avenida Parque, que sai ali dos Murad, cortando Neblina, chegando até a nascente. Criando um parque de proteção, o Nascente Neblina.

Por fim, Dimas afirmou que se orgulha de ter planejado e conseguido recursos para iniciar o projeto Águas de Araguaína, que promete mudar a cidade nos próximos anos.

O Águas de Araguaína é um passo enorme na urbanização da nossa cidade. Esse projeto, assim que tiver concluído, além de acabar com esses problemas  de alagamentos, vai dar uma cara nova [à cidade]. Pode escrever o que estou falando. Nós teremos uma cidade muito, mas muito melhor, do que a que temos hoje. Daqui quatro anos teremos uma cidade que vai nos orgulhar ainda mais. Finalizou.

Prefeito Ronaldo Dimas