Campo Beira Cimba foi destruído na manhã desta quarta-feira, 23.
Foto: Divulgação

O tradicional Cambo Beira Cimba, em Araguaína, foi destruído por máquinas na manhã desta quarta-feira, 23, e dará lugar a um empreendimento particular. O fim da área de lazer, até então de uso gratuito, causou polêmica e gerou revolta das redes sociais. 

A Construtora Boa Sorte apresentou documento que comprova ser a proprietária da área. Mas, o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos), assegurou, no início da tarde desta quinta-feira, 24 de setembro, que o terreno do campo de futebol ao lado do Parque Cimba é público e pertence ao povo da cidade. 

“Fomos pegos de surpresa pela construtora Boa Sorte. Ela acabou com o campo na beira do Cimba, o mais tradicional da cidade. Aquele terreno não pertence a eles. Ele foi doado ao governo do Estado, ao governo federal e consequentemente município. Tanto que a então primeira-dama esposa do presidente Fernando Collor na época veio inaugurar e entregar para a comunidade”, explicou Dimas.

O prefeito destacou ainda que se há duplicidade de documento é algo para se debater posteriormente, mas não se pode esquecer o passado. “O terreno foi doado e assim será e é do povo araguainense”, reforçou.

Nota da prefeitura 

Em nota, a prefeitura de Araguaína informou que não autorizou a obra do Campo Beira Cimba e que a Procuradoria do Município está analisando a situação. 

Informou ainda que o local foi construído para a comunidade e que registrou boletim de ocorrência contra a empresa, com pedido de reparação dos danos causados pelas máquinas. Ressaltou também que a Prefeitura mantém em dia água e energia elétrica do local, mas não é proprietária do terreno.

Posicionamento da empresa 

Ao AF Notícias, Paulo Vicente Ferreira, um dos administradores da construtora, afirmou que a empresa sempre foi a legítima proprietária da área e vem pagando anualmente o IPTU e taxa de lixo. "É uma surpresa para nós esse documento que eles apresentaram. A certidão de inteiro teor emitida pelo Cartório não consta nenhuma doação. O cadastro na prefeitura também está em nome da nossa empresa", explicou.

"A prefeitura vem cobrando IPTU da gente a vida inteira. Pagamos mais de R$ 50 mil só no mês passado. Agora é estranho a associação nunca ter pago nenhum imposto. Infelizmente, alguns pré-candidatos a vereador aproveitam essa situação para fazer palanque. Querem ser comunistas com o dinheiro dos outros. É muito fácil", criticou Paulo Vicente.